Conteúdos para você.

Junte-se aos leitores mais inteligentes e receba artigos e dicas. Boa leitura!

Conteúdos para você.

Junte-se aos leitores mais inteligentes e receba artigos e dicas. Boa leitura!

Recebe as novidades. Cadastre-se em nossa newsletter.

Venda Mais – 5 canais de atendimento digital para interagir com o consumidor

6 nov, 2017

Seja no primeiro contato, seja no período pós-venda, sempre que um cliente acionar uma empresa é porque busca a solução para alguma demanda. A internet trouxe muitas mudanças para o mundo corporativo, entre elas o atendimento digital, que permite um contato em tempo real com os consumidores.

As pessoas costumam ter muitas dúvidas — na hora da compra ou posteriormente, quando já têm o produto nas mãos — e poder solucionar essas questões com um atendimento personalizado e dinâmico é um grande diferencial para qualquer empresa. Atualmente, diversos canais podem ser usados nesse processo.

O importante é conseguir solucionar os problemas dos seus clientes ou tirar suas dúvidas, pois, assim, é possível construir um relacionamento mais sólido para fidelizar os compradores antigos ou conquistar novos consumidores para o seu negócio. Para isso, é preciso saber explorar as ferramentas disponíveis na internet.

Neste artigo, vamos apresentar 5 canais de atendimento digital que podem ser usados em seu negócio. Confira!

1. Site

O seu endereço eletrônico pode (e deve) ser mais do que uma área com informações sobre a sua empresa. Além de apresentar produtos ou serviços, o histórico do empreendimento e a sua equipe, o site pode ser uma excelente ferramenta de relacionamento com os seus clientes.

Ao criar um chat, por exemplo, você pode disponibilizar atendentes ou vendedores para tirar dúvidas, apresentar produtos ou serviços e solucionar demandas de pós-venda. Esse modelo oferece agilidade e um contato próximo com as pessoas, o que melhora a estrutura de atendimento como um todo.

2. WhatsApp

atendimento digital online whatsappEm julho de 2017, a WhatsApp anunciou oficialmente que mais de 1 bilhão de pessoas utilizam o WhatsApp todos os dias. Sim, é um bilhão com um B. Esses usuários também enviam mais de 55 bilhões de mensagens todos os dias.

No Brasil, como você já deve saber, o WhatsApp é uma das ferramentas de comunicação mais populares e também pode ser usado em seu sistema de atendimento digital. Com a integração do seu site com o WhatsApp, você pode começar a fazer do seu website uma parte desses bilhões de mensagens. Além disso ele não é mais apenas para smartphone – agora existem aplicativos Mac e Windows que fazem o WhatsApp ser multi-plataforma (https://web.whatsapp.com).

A plataforma oferece agilidade, dinamismo e um contato personalizado, o que leva a solucionar problemas com rapidez e eficiência.

Além de oferecer um contato via mensagens de texto, o WhatsApp suporta mensagens de voz, envio de arquivos — como breves tutoriais ou imagens explicativas — e até mesmo vídeo-chamadas. Em suma, um conjunto de ferramentas que fazem a diferença no contato com seus consumidores. E acredite, milhares de atendimentos são feitos via WhatsApp todos os dias e as pessoas não abrem mão dessa praticidade, ou seja, quem não tem este canal disponível, deve agir rápido para implementá-lo.

3. Mídias Sociais

Esses canais de comunicação se constituem em recursos para um contato fácil e que muitas pessoas estão acostumadas, já que o número de horas gastas em redes sociais é enorme. No Facebook uma dúvida pode ser tirada pelo próprio feed de notícias ou através do Messenger (sistema de troca de mensagens) em um contato privado.

O Twitter e o Instagram contam com mecanismos de conversas privadas. O mesmo acontece com outras plataformas.

Assim, as mídias sociais devem ser usadas tanto para atender às demandas quanto para fazer vendas, principalmente por oferecerem a possibilidade de um contato personalizado, dando atenção exclusiva para o cliente. Além, é claro, de representarem mais uma possibilidade de contato para as pessoas e mostrar que a sua empresa está disposta a atender clientes de forma rápida e efetiva, disponibilizando diferentes canais para isto.

4. Chat Online

Os chats online podem ser integrados facilmente ao site da sua empresa disponibilizando um contato rápido para dúvidas sobre serviços ou produtos. Já esta comprovado que este tipo de atendimento ajuda a aumentar as vendas tornando o trabalho da equipe de vendas mais eficiente e ágil.

Essa ferramenta também permite enviar arquivos o que pode ajudar com catalogos técnicos ou materiais mais explicativos.

O chat online pode ser um diferencial frente a concorrência e é uma forma muito rápida de atendimento, muitas vezes até mesmo em relação as redes sociais.

5. Chatbots

atendimento digital online chatbotsOs chatbots são programas (robôs) que respondem mensagens simulando uma pessoa. Porém, não é só isso! Atualmente, muitos “robôs” aprendem a cada nova conversa e evoluem suas habilidades de atendimento, enquanto outros, mais tradicionais, recebem programação capaz de desenvolver o trabalho necessário.

Esses “robôs” oferecem excelentes alternativas para o atendimento digital, principalmente por poderem ser programados para funcionar tanto nas mídias sociais — como, por exemplo, no Facebook Messenger — quanto no seu site institucional. Inclusive, com um grau de satisfação bem interessante dos seus clientes.

Vale ressaltar que é importante conhecer o seu público alvo ou “persona”, e saber principalmente onde ele está (facebook, twitter, instagram, etc) e quais canais de atendimento serão mais eficientes para atendê-lo e entendê-lo também.

Gostou deste artigo sobre atendimento digital ao cliente?
Assine a nossa newsletter e receba outros conteúdos interessantes que disponibilizamos em nosso blog!

Equipe de Marketing
Hug Websites

Precisa de ajuda para criar seu site?

19 9 8142-9009

Deixe seu Comentário

Artigos Relacionados

hug websites preciso de site

A Hug Websites faz criação e desenvolvimento de sites responsivos e tem como missão, trabalhar para que empresas possam ter um site de qualidade e alinhado com as últimas tendências digitais.

A Hug Websites faz criação e desenvolvimento de sites responsivos e tem como missão, trabalhar para que empresas possam ter um site de qualidade e alinhado com as últimas tendências digitais.

Tel e Whatsapp
19 4141-7656 

Tel. e Whatsapp: 19 4141-7656 

___