5 erros em campanhas do Google Adwords que desperdiçam seu dinheiro

As campanhas do Google Adwords são excelentes oportunidades para divulgar um negócio, atrair novos clientes e fortalecer a sua marca na internet. Porém, para que você possa ter sucesso, é necessário planejar corretamente a sua campanha. Caso contrário, é bem provável que os anúncios não gerem resultados e desperdice seu dinheiro.

Para acertar nas campanhas do Google Adwords é preciso ficar atento a diversos detalhes fundamentais, como a definição correta de palavras-chave, a segmentação de público correta, área de abrangência, o desenvolvimento de títulos e descrições com gatilhos mentais e o melhores horários para divulgação do anúncio.

Este artigo traz uma lista com os principais erros cometidos na hora de desenvolver campanhas do Google Adwords. Quer saber quais são? Então acompanhe os próximos parágrafos!

1. Escolher palavras-chave erradas

Quando se trata de Google Adwords, as palavras-chave são essenciais, pois elas têm um papel importante na hora de atrair aquelas pessoas que possam se interessar pelos seus anúncios. Portanto, a escolha acertada das palavras-chave definirá o sucesso ou o fracasso das suas campanhas online.

Na hora de escolher quais delas você usará, é importante:

  • pesquisar quais palavras (termos) são mais relevantes
  • saber os termos mais procurados;
  • explorar correspondências exatas e amplas de frases;
  • colocar palavras compatíveis com a URL de destino;
  • investir nas palavras que têm maior taxa de conversão;
  • insvestir em termos de cauda longa.

2. Não fazer a segmentação geográfica

campanhas do google adwords segmentaçãoMuitos empresários acreditam que devem vender para todo mundo, mas esse pensamento já não se encaixa no mundo dos negócios. As pessoas têm interesses e necessidades diferentes — logo, elas não consomem da mesma forma. Por isso, é importante segmentar seus anúncios conforme seu público-alvo.

Se sua empresa é um negócio local, como por exemplo uma oficina mecânica, nao adianta anunciar em uma abrangência nacional. É importante que seja determinado um raio de distância (10km, 20km, etc) para que seu anuncio aparece para as pessoas que estão próximas a você.

3. Usar títulos e descrições ruins

Para que um anúncio consiga destacar-se em meio a tantos outros vários aspectos devem ser levados em consideração. Entre eles estão a composição do título e a descrição da propaganda. Uma pessoa pode ver a sua divulgação e perder o interesse caso encontre textos mal escritos ou que passem uma ideia errada sobre a empresa.

Para fazer uma boa campanha no Adwords, procure caprichar no título que usará e faça uma descrição direta, com linguagem acessível e que possa chamar a atenção das pessoas mesmo com a intensa concorrência. Utiliza gatilhos mentais que ajudem na conversão, como: urgência, escassez,  similaridade, entre outros)

4. Definir horários errados

Depois de publicado, o anúncio faz com que as pessoas cheguem até o seu negócio. No entanto, do que adianta receber o contato de um cliente se não há ninguém para atendê-lo? Configure sua campanha para que seja divulgada em um horário em que você ou sua equipe esteja disponível para atender seus consumidores, ou programe chatbots, que são atendimentos automatizados.

Uma boa opção é reduzir o valor dos custos dos anúncios em horários em que a conversão é menor. Em contrapartida, você poderá aumentar o investimento nos momentos de maior conversão para a sua empresa.

Outro ponto importante é que com o passar do tempo é possível mensurar, atraves de relatórios, quais horários e dias são mais relevantes e assim você pode decidir, por exemplo, nao anunciar aos domingos.

5. Falhar na URL de destino

A taxa de conversão está bastante associada à quantidade de cliques necessários para se chegar a um produto ou serviço. Quanto mais cliques a pessoa precisar dar, menor é a conversão. Por outro lado, se ela chega rapidamente ao local desejado, as chances de um novo negócio aumentam.

Muitas vezes, as pessoas acessam um link e não encontram a página desejada. Lembre-se: as pessoas estão em busca de um produto ou serviço e, geralmente, não têm intenção de passar pela página inicial do seu site.

6. Deixar de Negativar palavras

Campanhas do Google AdwordsEsse é um erro muito comum em campanha de Google Adwords.
Negativar palavras chave nada mais é do que dizer para o Google para não exibir o seu anúncio para determinados termos.

Vamos exemplificar – se você é uma empresa de financiamento imobiliario e não negativar palavras como carros, motos, entre outros, o Google vai cruzar as informações. Dessa forma, toda vez que alguém procurar por esses termos, seu anúncio vai aparecer atraindo um clique irrelevante, pois está relacionado ao tipo de financiamento errado, “queimando” sua verba  e diminuindo muito a eficiência da campanha.

E então? Gostou deste artigo sobre os erros que podem prejudicar suas campanhas no Google Adwords?

Aproveite e leia mais este conteúdo que separamos para você: Como usar o Google Adwords para promover seu Site

Equipe de Marketing
Hug Digital

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