Como aparecer no Google Maps? Confira 4 dicas!

A vida moderna mudou a forma como as pessoas se comportam. O smartphone se tornou um centro de informações essenciais para quem vai viajar, passear, está perdido em algum ponto da cidade ou procura por algum serviço. Afinal, é possível consultar rotas e encontrar estabelecimentos comerciais em alguns aplicativos. Mas como aparecer no Google Maps?

Essa necessidade de informação está ligada ao “momento eu quero ir”, ao desejo de encontrar algum estabelecimento comercial ou algum tipo de serviço. Uma excelente oportunidade para as empresas, pois, quem pesquisa, tem muitas expectativas, e as marcas que conseguem suprir essas necessidades têm boas oportunidades de negócio.

Porém, para que possam aproveitar essas oportunidades, as empresas precisam se destacar no Google Maps. Neste artigo, vamos mostrar algumas ações que devem ser tomadas para aparecer em mais este canal do Google. Confira!

DICAS PARA APARECER NO GOOGLE MAPS

O Google Maps não é novidade nenhuma para quem está nesse século, os mapas físicos nunca estiveram tão em desuso, afinal, nada mais conveniente do que somente digitar o seu destino e deixar o celular te levar, certo?

Mas nem somente para isso serve o Google Maps, você já precisou de um serviço e digitou no nessa plataforma para encontrar um endereço ou mesmo um número de telefone para ligar? Bem, certamente você também vai querer essa visibilidade para a sua empresa.

Pensando nisso, separamos alguns passos que você precisa para que fazer isso acontecer.

Google Meu Negócio

mobile marketing site responsivo

A primeira coisa a se fazer no Google Maps é cadastrar a sua empresa no serviço — o que pode ser feito gratuitamente. Assim, sempre que alguém pesquisar pelo seu negócio ou por serviços e produtos similares, a própria plataforma informará quais os melhores caminhos ou se o seu estabelecimento está próximo ao usuário.

Além disso, o Google Maps também pode sugerir a sua empresa para as pessoas que estão fazendo buscas ou passando pela região em que o seu negócio está situado.

Você tem uma panificadora, por exemplo, e um usuário está em busca de um lugar para comer — seja em uma região específica ou em um local em que esteja —, logo a plataforma indica o seu estabelecimento.

Para fazer isso, você precisará conhecer o Google Meu Negócio, é onde você cadastra o seu negócio junto ao sistema da Google, para preencher todas as informações sobre a sua empresa: horário de funcionamento, endereço, telefone para contato, site, perfil nas mídias sociais, fotos e, claro, uma descrição sobre o seu negócio.

1 – Conta da Google
O primeiro passo é criar a conte da Google. Muitas pessoas já a tem e é exatamente a mesma que você usa se já for um usuário do Gmail. Essa conta te dá acesso a uma infinidade de serviços e produtos que eles oferecem.

2 – Preencher o formulário
Após clicar no link que deixamos acima, basta começar a preencher o com os dados como endereço; a categoria da empresa, e dados de contato como número do telefone e site.

Feito isso, o seu cadastro no Google Business estará concluído. Depois disso que você será direcionado até uma página de gerenciamento onde inserirá descrições, horário de funcionamento, fotos e outras informações.

Preencha tudo até a sua ficha chegar em 100% e deixe tudo bastante atraente para o seu público alvo, com fotos bonitas e informações atualizadas.

Nesse mesmo campo você terá acesso a uma gama de ações de marketing que você poderá explorar para aumentar a visibilidade de sua empresa.

Outra dica importante ao preencher é pensar no SEO para dar aquele boost nas buscas por serviços ou produtos que se assemelhem ao que você oferece.

Avaliação do negócio

Agora que você já está cadastrado no Google Meu Negócio, é hora de trabalhar para melhorar a sua avaliação.

Trabalhe para conseguir o máximo de estrelas dentro do Google Maps. Sempre que uma pessoa realiza buscas na internet, ela tende a optar pelos estabelecimentos que têm melhor avaliação e boas indicações de clientes, em outras palavras, ela procura pela “prova social” de que aquele é realmente um bom estabelecimento.

Construir uma boa reputação sempre será um diferencial para qualquer negócio e ajuda a atrair mais visitantes.

Algumas vezes, os clientes podem compartilham com mais facilidade as experiências negativas. Dessa forma, é preciso estimular as pessoas a fazerem avaliações positivas. Acompanhe as estrelas, responda aos comentários e mostre que tem uma empresa pronta para se relacionar com os clientes e oferecer serviços de qualidade.

Uma boa tática para atrair os reviews positivos e aquelas 5 estrelas é pedir que o cliente avalie o serviço e enviar o link para ele, seja por um e-mail de pesquisa de satisfação ou ativamente em seu balcão, no caso de loja fisica.

Além disso, estar sempre apostos para responder os seus clientes oferece inúmeras vantagens quando falamos sobre fidelização, afinal de contas, trata-se de um tratamento individual e completamente personalizado.

Anúncios no Google Maps

Apostar em propaganda é sempre uma alternativa interessante para aumentar a visibilidade do seu negócio e atrair mais clientes para sua loja física. Para isso, o Google Maps dispõe de um sistema de anúncios, o Google Maps Ads.

Ao usar essa ferramenta, a sua empresa aparecerá com uma borda roxa acima da lista, com os resultados de busca orgânica, e também será exibida no mapa como um ícone roxo, ganhando destaque. Além disso, os anúncios aparecem no aplicativo do Google Maps e nos sites mobile, desktop e tablet, assim como nas buscas do próprio Google.

Assim o seu público alvo te encontrará muito mais facilmente, além disso, ao pesquisar no motor de busca da empresa, sua empresa também ganhará destaque visual, então a chance do clique acontecer será muito maior.

Outra dica aqui é nunca ver o marketing como um gasto aleatório, esse é mais um dos investimentos importantes que a sua empresa pode fazer.

Publicações no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é um recurso que pode ser utilizado para compartilhar publicações diversas, você sabia?

Esse pode ser um grade diferencial ao aparecer no Google Maps pois é algo subutilizado pelas empresas em geral.

Fazer essas publicações não é nada complicado, basta logar em sua conta do Google Meu Negócio, clicar no menu postagens que fica à esquerda da sua tela e compartilhar o conteúdo que você desejar sobre a sua empresa. Vale lembrar que o primeiro passo é conhecer o seu público alvo para saber o que eles gostarão de ver. Outra dica importante nesse aspecto é que a frequência de publicação é bastante relevante para o seu posicionamento de pesquisas orgânicas no google, então, tenha isso em mente e não esqueça de apostar em um conteúdo de qualidade e personalizado. Então mãos a obra!!

Dica bônus:

Controle de estoque local do Google Shopping

Além de todas essas funcionalidades, a plataforma também oferece a possibilidade de exibir o seu estoque. Uma ferramenta bastante interessante para as empresas que atuam no mercado varejista, pois muitas pessoas deixam de ir a um estabelecimento quando acreditam que ele não dispõe dos produtos em estoque. Então, não hesite na hora de cadastrar todos os seus produtos na plataforma, especialmente aqueles que você julga mais lucrativos.

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Equipe de Marketing
Hug Digital

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