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Criar um Blog: invista nessa fonte de tráfego para seu site

Criar um blog (abreviação e junção dos termos "web" e "log") é estabelecer um local dentro dos websites das empresas, onde uma pessoa ou um grupo de colaboradores publica conteúdos constantemente, que serve para educar e dividir conhecimento.

Entretanto, esse espaço digital proporciona o alcance de objetivos que vão muito além de oferecer bons textos e informações relevantes.

Pode ser uma excelente maneira de aprimorar sua reputação digital (autoridade), além disso um blog é capaz de gerar tráfego e aumentar os clientes de um negócio e proporcionar ainda mais destaque para ele.

Dessa forma, o próximo passo após a criação de um website responsivo, mais moderno, alinhado com as tendências mais atuais de criação e arte no desenvolvimento web é, sem dúvida, criar um blog, que impulsionará sua presença online e as chances de ser encontrado por ferramentas de busca como o Google.

Um dos caminhos que orientamos nossos clientes quando esperam aumentar suas chances de serem encontrados no Google é sugerir para criar um blog quando:

  1. Deseja aumentar sua “encontrabilidade”;
  2. Tem interesse em trabalhar com marketing de conteúdo;
  3. Deseja aumentar o canal de comunicação com clientes e o mercado;
  4. Tem certa facilidade em escrever e dividir idéias;
  5. Possui domínio numa área e é verdadeira “autoridade” em seu campo;
  6. Não possui um orçamento para a contratação de links patrocinados no Google, ou publicidade em geral;

As vantagens de criar um blog são diversas, e o melhor a ser feito para entendê-las é falar um pouco mais sobre cada uma.

Vamos lá?

Criar um blog ajuda o seu site a ser encontrado pelo Google

Para que o blog tenha sucesso, é importante entender como os buscadores funcionam. O Google, por exemplo, dispõe de um mecanismo chamado de indexador de conteúdo. Imagine um “robô” que vai acessando cada um dos links em praticamente todos os sites da Internet.

Além de fazer essas descobertas (que levam a novos websites), ele também faz uma “varredura” acerca do que esta disponível em páginas, imagens, código fonte, meta descrição e outros dados, armazenando todas essas informações numa espécie de “catálogo”. Esse mecanismo também é conhecido como indexação orgânica.

criar blog, como fazer um blog

A idéia é que à medida que as pessoas procuram por termos, expressões ou imagens, o Google possa apontar, em ordem de relevância, quais websites têm a informação que o usuário procura.

Além disso, a varredura dos websites enriquece o catálogo de palavras-chaves mais buscadas no Google, e a busca, em geral, feita dessa forma, gera lucros com a venda de publicidade, por meio dos famosos links patrocinados (Google Adwords).

Criar um blog é, na verdade, uma maneira de aumentar a “quantidade” de vezes que o Google captura informações sobre seu website e as palavras-chave indexadas, aumentando as chances de um usuário, ao buscar informações sobre um dado conteúdo, e conseguir encontrá-lo.

É necessário manter a relevância e consistência de publicação

Agora, você deve ter notado o uso da palavra “manter”, certo?

Se o Google, de maneira contínua, armazena informações sobre links, palavras-chave, conteúdo, entre outros dados, imagine o que pode acontecer com o link que leva ao seu blog, estar, por exemplo, na primeira página do Google?

Você já entendeu a importância que ele se mantenha no topo das buscas, ou, pelo menos, na primeira página.

Assim, criar um blog com conteúdo relevante e contínuo (daí a expressão manter) é um dos principais segredos para aumentar sua exposição e as chances de ser encontrado por um novo cliente.

Este é um recurso que possibilita baixo investimento

Apenas o fato de aumentar sua exposição no Google já um ótimo motivo para criar um blog. Fortalecer sua reputação como “expert”, estreitar os laços com seus visitantes (ou leitores, assim como você que vem acompanhando nossos posts) e compartilhar conhecimento são algumas das razões pelas quais encorajamos nossos clientes a enxergarem esse importante canal de comunicação.

como criar um blog campinas - investimento

Agora, imagine fazer isso com um investimento inicial bem pequeno? Uma das principais vantagens de ter um blog é justamente a questão financeira. Comparado às outras estratégias de marketing, esse recurso requer pouco, ou mesmo nenhum investimento inicial. Mas como isso é possível?

O WordPress é a principal plataforma com essa finalidade atualmente. Ele permite a criação de blogs de forma gratuita, mas também oferece opções pagas, com um custo-benefício bem interessante, especialmente às pequenas e médias empresas.

E o custo de produção de conteúdo?

Há, basicamente, duas opções: gerar esse conteúdo por conta própria (utilizando os próprios colaboradores por exemplo) ou pagar profissionais freelancers para isso.

É importante dominar as técnicas mais adequadas para o tipo de escrita, linguagem, etc., tendo em vista que isso é determinante na maneira como o conteúdo atinge o público-alvo.

O engajamento é obtido com maior precisão

Uma empresa não pode estar preocupada somente em "existir" nos meios digitais. Uma presença digital obsoleta equivale ao mesmo efeito de não estar, então, é preciso pensar sempre em como atingir o cliente em absolutamente todos os seus movimentos dentro da web.

O engajamento é justamente a maneira como o cliente simpatiza com o posicionamento da sua empresa, passando a concordar e envolver-se com esse conteúdo cada dia mais. Sabe uma das principais maneiras pelas quais isso é feito? Por meio dos blogs!

Todo conteúdo útil oferecido ao cliente pode ser considerado como uma ferramenta importante de engajamento, já que, com isso, as empresas estão buscando esse estreitamento com o público-alvo, produzindo materiais chamativos, que despertarão curiosidade para o negócio como um todo.

Integração com as redes sociais é fundamental

Hoje, o termo engajamento está muito ligado às redes sociais, e isso acontece pois essas plataformas on-line são muito importantes no que diz respeito à divulgação desses posts.

O Facebook é o melhor local para compartilhar o link dos posts do blog, por meio da fanpage da empresa, para ser mais exato!

Sendo assim, o uso em conjunto do blog e redes sociais é a estratégia perfeita para produzir conteúdo que gere engajamento.

E ainda você pode divulgá-lo anunciando da maneira adequada, atingindo mais usuários e obtendo ótimos resultados.

O blog proporciona maior autoridade para a marca

Toda marca busca ser referência dentro do seu segmento. Essa autoridade é obtida em um longo processo de afirmação, e uma das principais maneiras de fortalecer a imagem de uma empresa é por meio da web.

como criar um blog

A visibilidade e o reconhecimento só conseguem ser obtidos quando um blog tem um considerável número de acessos, e esses fatores estão diretamente ligados à produção de um conteúdo de qualidade.

Apresentar coisas interessantes em uma página faz com que o público-alvo identifique cada vez mais um local on-line em que há autoridade sobre assuntos que são de seu interesse. Isso possibilita que uma marca se torne referência.

Aliando o bom conteúdo a uma divulgação de qualidade, cada vez mais o tráfego de pessoas aumentará no blog. Isso gera mais vendas e engajamento, e também estabelece a ideia de que o seu espaço digital é autoridade no que fala, e é justamente esse estágio que possibilita que a marca se solidifique e cresça.

Empresa referência se torna primeira escolha

Essa autoridade obtida para a marca traz inúmeros benefícios, mas o principal deles é justamente o que diz respeito ao objetivo central de uma empresa: obter lucro.

Quando um negócio se torna referência, ele passa a ser uma das principais escolhas do público dentro de um segmento.

Por exemplo, quando você pensa em refrigerante, em que marca lembra primeiro?

Quando você pensa em cerveja, qual é a que vem na cabeça?

E fast-food, qual a rede que mais o remete a esse segmento?

É justamente isso que torna uma marca referência: toda vez que o cliente pensar no seu segmento, é de você que ele se lembrará primeiro.

Portanto, ter um blog associado ao seu website é aproveitar todos os benefícios que esse recurso pode oferecer. Aumentar vendas, obter engajamento, tornar a marca referência e ganhar visibilidade são as principais vantagens desse recurso.

Agora que você já sabe a importância de criar um blog, que tal dividir esse conhecimento e compartilhar nosso post?

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