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Google Orgânico ou Google Ads: veja as Diferenças e quais as Vantagens

Você já deve ter ouvido falar sobre a importância de criar um site para sua empresa, certo?

A internet tem sido a vitrine mais importante para apresentar oportunidades de negócios. Seus clientes em potencial estão atentos ao poder que uma ferramenta de busca tem para direcioná-los a bons preços e produtos de qualidade.

Para se destacar e adquirir visibilidade nesse cenário, é essencial saber utilizar tanto do Google Orgânico quanto de sua plataforma de anúncios.

No post a seguir, vamos apresentar o funcionamento e as vantagens de cada recurso. Acompanhe!

Entendendo o Google Ads

A ferramenta de anúncios do Google, o AdWords, funciona em duas frentes: de um lado, ajuda a posicionar os sites no topo da página de uma pesquisa, dando a ela evidência; por outro, divulga determinados conteúdos em banners posicionados em sites e aplicativos parceiros.

Neste texto, vamos falar sobre a primeira espécie, denominada rede de pesquisa.

Ao contratar um espaço para anunciar seu site, você elege uma palavra-chave relacionada a seu negócio.

Palavras-chave mais pesquisadas possuem um espaço mais caro para a aquisição, pois a posição de destaque implica na visibilidade para públicos maiores.

Por outro lado, buscar palavras-chave mais específicas e que descrevam melhor o nicho de seu negócio pode ser uma opção mais viável financeiramente, além de levar ao usuário um conteúdo que tende a ser mais direcionado dentro de sua pesquisa.

Diferenciando do Google Orgânico

O posicionamento orgânico (natural) no Google, ou Google Orgânico, se baseia na avaliação que sua página recebe do algoritmo do Google. Essa avaliação leva em conta centenas de critérios técnicos e de qualidade do conteúdo.

Quanto melhor a avaliação, mais bem posicionada a página estará.

Os principais fundamentos do posicionamento orgânico são a produção constante de conteúdo e a otimização técnica do site para mecanismos de busca, o SEO.

O mecanismo de pesquisa do Google avalia bem páginas que considera como autoridades em um determinado assunto.

Essa é uma forma de levar ao usuário resultados mais relevantes para sua pesquisa, trazidos por produtores de conteúdo experientes em seu ramo.

google organico e google adwords

Assim, para o posicionamento da página nas buscas serão considerados fatores como:

  1. A qualidade e extensão dos textos produzidos;
  2. Diversidade de formatos de conteúdo nas páginas (texto e imagem, texto e vídeo, por exemplo);
  3. Tempo de carregamento e adaptabilidade da página para dispositivos móveis;
  4. Linkagem interna dos conteúdos
  5. Backlinks (links externos que apontam para os conteúdos)

Esses são alguns dos importantes critérios que são avaliados pelo Google.

Abordando as vantagens

A vantagem da mídia paga, por meio dos Google Ads, é clara: em um curto prazo, sua empresa estará em evidência em buscas relacionadas a seu ramo de negócios.

Utilizar anúncios em pesquisas funciona bem para negócios que objetivem um aumento direto de suas vendas, como aqueles desenvolvidos em plataformas de e-commerce.

Além disso, escolher palavras-chave mais específicas dá uma abertura maior de investimento, podendo a empresa optar por termos mais baratos e ter a flexibilidade de alterar seus investimentos quando quiser.

Por outro lado, alguns pontos negativos da mídia paga não são encontrados no Google Orgânico.

google organico ads

O posicionamento orgânico é uma estratégia que em regra não depende de investimento em anúncio. Pode, portanto, ser resultado do esforço da empresa para produzir conteúdo de qualidade constantemente em uma plataforma de blog com planos sem custos, como WordPress, por exemplo.

Já o monitoramento técnico no posicionamento orgânico é um pouco mais simples do que o do Google Ads.

Ele envolve índices que medem a reação do público ao conteúdo postado, bem como da otimização de elementos da página para buscas, visando aperfeiçoar as práticas de acordo com reações positivas.

Além de tudo, encontrar-se naturalmente no topo de uma página de pesquisas é um sinal da autoridade do site e de sua relevância para a pesquisa realizada, valorizando a marca.

Qualquer descrédito que pudesse existir em relação à confiabilidade de anúncios é minimizado em relação a páginas bem rankeadas.

Portanto, vários modelos de negócio podem se beneficiar de estratégias envolvendo o Google Orgânico ou a mídia paga. Cada um deles pode ser utilizados com criatividade para promover sua empresa da melhor forma possível!

Se gostou das dicas acima, acompanhe o nosso blog!

Equipe de Marketing
Hug Websites


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2 comments on “Google Orgânico ou Google Ads: veja as Diferenças e quais as Vantagens”

  1. Explicações muito esclarecedores
    Valeu!!
    Resposta para todas as minhas interrogações sobre a diferença entre o Google add e Google orgânico e vendas feitas através do Google orgânico em país tao longe como Austrália,Califórnia,ou Danemarc..
    Parabéns e obrigada

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