Conteúdos para você.

Junte-se aos leitores mais inteligentes e receba artigos e dicas imperdíveis. Boa leitura!

Conteúdos para você.

Junte-se aos leitores mais inteligentes e receba artigos e dicas imperdíveis. Boa leitura!

Recebe as novidades. Cadastre-se em nossa newsletter.

Tenho um website responsivo! Ele aparecerá de cara na primeira página do Google?

3 nov, 2015

Infelizmente muitas empresas imaginam que o simples fato de criarem um website responsivo seja o suficiente para que ele apareça na primeira página do Google assim que for publicado.

Então a resposta para a pergunta de nossos clientes sobre aparecer na primeira página do Google logo de cara é, na maioria das vezes, a resposta que muitos não querem ouvir: não.

A realidade é que ter sua marca exposta neste espaço tão “disputado” requer disciplina, atualização constante de conteúdo e de componentes de seu website, além de, invariavelmente, investimentos em SEO (Search Engine Optimization – Otimização para buscadores – são técnicas que permitem melhorar o posicionamento das páginas de um site nos buscadores e obter mais visitas), ou, em um curto prazo, fazer anúncios no Google Adwords.

Longe de rechear este post com informações técnicas sobre como trabalhar com o Google, vamos convidar nossos leitores entenderem um pouco sobre o funcionamento desse sistema de busca utilizado por bilhões de usuários ao redor do mundo comparando com outros mecanismos de divulgação de seu negócio.

Imagine que, após abrir sua empresa, você cria panfletos, espalha faixas pelas principais ruas da cidade, manda e-mail para os amigos, enfim, você deseja espalhar para o maior número de pessoas as informações sobre seu novo negócio e obviamente capturar novos clientes e vendas.

Até o dia em que que você recebe a dica de um amigo para fazer um anúncio numa revista, jornal, etc. e toma a iniciativa de ligar para uma dessas publicações e descobre os custos envolvidos nesse processo.

Imagine por um instante quanto custaria anunciar seu negócio na primeira página do jornal de maior circulação de sua cidade? Ou numa revista de circulação nacional?

Agora pare e compare esse mesmo meio (jornal de destaque em sua cidade), com o Google. Ele, nada mais é do que um canal de divulgação, assim como quaisquer outros canais (revistas, outdoors, etc.). A diferença é que ele é um canal online, digital.
primeira página do google, como aparecer no google

Para que uma empresa consiga aparecer na primeira página do Google

para determinadas palavras chave, são necessários mais de 100 fatores combinados que o Google leva em conta (tempo de domínio, a url do seu site, atualizações e manutenção técnica, tempo de carregamento da página, otimização de imagens, links internos, links externos e por ai vai…), além da criação constante e regular de conteúdo relevante e relacionado ao seu nicho de mercado (como um blog, por exemplo) para que o conteúdo seja descoberto pelos “robôs” de busca de forma “orgânica” (através do recurso chamado indexação de conteúdo) – entre outras maneiras, como já mencionado, de aumentar a indexação orgânica de um website, porém intencionalmente deixaremos essas questões mais técnicas para um próximo post onde falaremos sobre SEO.

Na busca orgânica, se um conteúdo aparece na primeira página “hoje”, “amanhã” pode não mais aparecer, pois, os robôs de busca funcionam ininterruptamente, e como a cada dia novos conteúdos são publicados e indexados pelo Google fica difícil “manter-se” no topo dos resultados – daí a importância da disciplina e regularidade na publicação de conteúdo e trabalho de atualização e melhorias (SEO) constantes em um website, além de alguns fatores relacionados já citados acima.

A segunda maneira para aparecer na primeira página do Google é através da compra de palavras-chave (os links patrocinados). Em resumo, você especifica quais palavras podem ser mais “procuradas” por usuários referentes ao seu negócio ou oferta e paga ao Google um valor cada vez que um usuário, ao buscar aquela palavra, clicar no link do seu anúncio que o leve ao website de sua empresa.

Uma questão importante sobre a compra de palavras-chave: sua palavra pode ser a mesma utilizada por seus concorrentes e, caso eles tenham comprado as mesmas palavras-chave, vocês passam a, literalmente, disputar a priorização da exibição do link para seu website. Quem é exibido primeiro (ou no topo)? Aquele que pagar mais caro pela palavra-chave (uma espécie de leilão reverso) ou muitas vezes aquele que tiver o melhor anúncio publicado (índice de qualidade).

Lembre-se, o Google é uma das maiores empresas do mundo. Sua marca vale bilhões e bilhões de dólares e seu faturamento cresce ano sobre ano sempre na casa dos dois dígitos (percentualmente falando). Agora sabe de onde vem mais de 92% da receita desta empresa? A resposta é simples: anúncios.

Não se engane, a criação de um website responsivo é um passo (muito importante, diga-se de passagem) para um melhor posicionamento e exibição da sua marca e produtos no Google, porém ele deve ser acompanhado de uma estratégia de divulgação que pode ser desde o boca-a-boca, assim como no investimento em SEO, anúncios e mídia.

Esperamos que esse post tenha ajudado a desmistificar um pouco os caminhos para aparecer na primeira página do Google.

Também esperamos que você encontre nas interações com os gestores de atendimento da HUG Websites as respostas para suas preocupações e dúvidas, o conhecimento e as estratégias mais eficazes para destacar-se no Google e o comprometimento da nossa equipe em fazer sempre o melhor para que sua empresa não gaste nem mais, nem a menos na divulgação de seu website, mas o necessário para que atinja seus objetivos de negócio.

Não deixe de registrar seus comentários utilizando os campos abaixo! Sua opinião sobre nossos posts é sempre (muito) bem-vinda.

Equipe HUG Websites.

Facebook

Precisa de ajuda para criar seu site?

19 9 8142-9009

Fale Conosco

Deixe seu Comentário

Artigos Relacionados

O que é SEO? Entenda a sua importância para impulsionar o seu site!

Você é empreendedor e quer entender o que é SEO? Pois bem, para que seu negócio apareça nas primeiras posições em uma pesquisa no Google, é preciso trabalhar técnicas de otimização de páginas para os mecanismos de busca. Tais motores de busca catalogam todos os sites e atribuem a eles uma nota de 0 a 10.

ler mais
Share This