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A importância de um site para pequenas empresas

Como dono de um negócio, você já parou para pensar em qual a importância de um site para pequenas empresas?

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui mais de 150 milhões de internautas. Só o que este número representa já pode responder a esta pergunta.

Na internet, as pessoas estão a todo momento pesquisando por serviços, produtos, marcas e se relacionam com elas.

Por isso, para não perder espaço no mercado, é necessário criar um site para sua empresa, independetemente se ela pequena ou não.

O universo online ganha força a cada ano e, com isso, vem mudando o perfil dos consumidores e seus hábitos de consumo.

Sites de comparação de preços, fóruns de discussão, redes sociais e buscadores como o Google, criaram uma nova forma de pesquisar e contratar serviços e produtos.

As pessoas têm se valido dessas ferramentas para obter melhores negócios e ter mais comodidade na hora de fazer as suas compras.

As empresas – inclusive as micro e pequenas – precisam ficar atentas as essas mudanças e adequar seus negócios para alcançar novos consumidores e adquirir novos clientes.

Para se ter uma ideia, a expectativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), é de que o e-commerce cresça 12% em relação a 2016 e pretende faturar R$ 59,9 bilhões. 

Isso em vendas online, mas o universo digital também é de grande importância para o relacionamento e atração de clientes para as lojas físicas.

Ainda não está convencido da importância de um site para pequenas empresas?

Confira os próximos parágrafos e saiba como um endereço eletrônico pode ajudar o seu negócio.

Para ser encontrado

Certamente você já se pegou pesquisando uma empresa no Google ou algum produto ou serviço.

Esse é um processo que acontece diariamente — em diferentes fontes de busca na web — e que contribui para que as empresas tenham mais possibilidade de fechar um negócio

site para pequenas empresas campinas

Agora, caso a sua empresa não tenha um site, ela perde a oportunidade de um canal importante para ser encontrada pelos consumidores, assim como reduz as chances de construir um mecanismo de relacionamento e atração dessas pessoas.

Para gerar autoridade

Um site “profissional” que leva em consideração as boas práticas de design e aposta em um modelo responsivo, gera credibilidade para a empresa.

Primeiro porque as pessoas conseguem chegar até você com poucos cliques e, em segundo, porque encontrarão um espaço que gera confiança para negociações.

Essa autoridade faz com que a sua imagem corporativa se fortaleça, incentiva os consumidores a se relacionar com você e cria mais um canal de comunicação para o negócio.

Porém, não contar com um site é correr o risco de ver os possíveis clientes caminharem para os seus concorrentes.

Para ganhar força de mercado

Apesar da força da internet e da sua influência para os negócios, muitas empresas ainda não contam com sites próprios ou, se possuem um, é construído de maneira amadora e sem inspirar confiança em seus consumidores.

Contar com um site “profissional” também faz com que a sua marca se destaque no mercado e se posicione como uma empresa preocupada em oferecer facilidades para seus clientes, além de estabelecer mais formas de contato.

Tudo isso faz com que ganhe força no nicho em que atua.

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Para se relacionar com clientes (site para pequenas empresas)

Com um site é possível expor seus produtos ou descrever os serviços oferecidos.

Também consegue colocar fotos e vídeos que mostrem suas mercadorias ou que demonstrem a eficiência do seu trabalho.

Além disso, a empresa pode estabelecer em seu endereço eletrônico um sistema de atendimento aos consumidores (como um chat por exemplo), criar um canal de compra online, permitir avaliação dos produtos ou serviços, dentre outras opções para fortalecer o relacionamento.

Como esta o website da sua empresa?

Nós próximos tópicos vamos aprofundar um pouco e trazer mais informações para que você possa ter um melhor direcionamento para a criação ou melhoria do seu site.

É importante contratar quem entende do assunto

Como já vimos: se uma empresa deseja melhorar o posicionamento de sua marca, produtos ou ofertas, estabelecer uma relação com seus consumidores e capturar novas oportunidades de negócio, não vai conseguir fazer isso sem criar um site, ter uma página no Facebook, um perfil no Instagram, escrever artigos em seu blog, contratar gestão de tráfego pago ou combinar todas essas ferramentas.

Esses recursos, isolados ou integrados, permitirão que clientes explorem, pesquisem, conheçam mais sobre as ofertas e serviços da sua empresa e realizem uma ação, como ligar, recomendar, comprar, etc.

Nesse contexto, disponibilizar uma página na internet para que os clientes possam interagir com a empresa, é hoje, uma verdadeira necessidade para negócios de todos os portes, porém, muitos empreendedores ainda não sabem como materializá-la.

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Por isso, pensando em ajudar um pouco mais, estendemos este post para mostrar qual a melhor forma de criar um site para sua empresa.

Então, está em dúvida se é melhor fazer tudo sozinho ou contratar uma empresa especializada?

Continue lendo e acabe com esse dilema!

Posso criar um site sozinho?

Muitos empresários, ao lidar com a ideia de criar o próprio site, acabam se deparando com algumas opções para fincarem sua bandeira no mundo digital.

Algumas opções permitem que se crie a página sozinho, enquanto outras exigem a contratação de agências ou profissionais especializados em fazer isso.

De modo geral, é possível desenvolver um site por conta própria (você vai precisar de tempo e conhecimentos extras).

Atualmente, existem diversas plataformas que auxiliam nesse processo, disponibilizando dezenas ou até centenas de modelos de sites.

A partir desses modelos, o desenvolvedor pode não só inserir os textos, mas também determinar o esquema de cores, sessões e conteúdos que serão inseridos em cada página.

É possível também adicionar e otimizar imagens, definir os critérios de navegação e links entre as diferentes áreas do site, integrar diversas redes sociais, entre muitas outras possibilidades.

Não podemos deixar de reconhecer que essas plataformas de criação de sites tem certas ferramentas, custos mais baixos e prometem facilidades, mas não é que acontece na prática.

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Contudo, é preciso pontuar que esse tipo de criação exigirá do empreendedor um bom tempo para a escolha de um entre os muitos modelos disponíveis e também conhecimento técnico — por mais que, em um primeiro momento, não pareça necessário.

Isso inclusive pode tornar-se um entrave, já que muitos empresários não têm esse conhecimento — como combinar cores, definir fontes, criar os textos, estratégias, etc. — e muitas vezes não sabem nem por onde começar a criar seu site.

E o que acontece é que o resultado final pode, muitas vezes, ser um site ruim, de difícil navegação e por fim não passar uma boa imagem da empresa. E ai entra o ditado: "O barato que sai caro".

Quando o foco fica somente em pagar mais barato na hora da compra temos um prejuízo à longo prazo.

Quando recorrer a uma ajuda especializada para criar um site?

Quando uma empresa deseja criar sua presença digital de uma maneira única e competitiva, ela estará tomando a melhor decisão.

Basicamente, o mais recomendado é a contratação de uma agência especializada na criação de sites, marcas, identidade visual e marketing digital.

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É preciso lembrar, porém, que toda essa “exclusividade” tem seu preço, o que muitas vezes acaba inviabilizando a presença online, ou exigindo altos investimentos.

Sendo assim, o ideal em um projeto de desenvolvimento de um site é o equilíbrio entre ambas as opções.

Hoje em dia, existem empresas especializadas na criação de websites que prometem um trabalho complementar ao do empresário na hora de desenvolver a sua página — assim, você não terá que fazer tudo sozinho, mas também não deixará tudo a cargo de um terceiro, o que acaba elevando os custos do serviço.

Neste contexto, é altamente recomendado que você pesquise e escolha com cautela a empresa que o auxiliará na produção do seu site.

Para isso, deve-se atentar a características cruciais antes de contratar o serviço.

Por exemplo, busque atributos como:

 

Atendimento de qualidade

Um dos pontos primordiais na hora de avaliar a qualidade da empresa que cuidará do seu site é o atendimento prestado.

Um dos grandes traços de profissionalismo e credibilidade de uma empresa é a forma como ela trata seus clientes e, sobretudo, a maneira como busca encontrar a solução adequada para as suas necessidades.

Desse modo, analise bem o atendimento oferecido a você, o nível de presteza e o empenho na hora de discutir qual a melhor solução para a demanda do seu negócio.

O ideal é que o relacionamento entre você e a empresa contratada seja o melhor possível, de modo que se tenha liberdade para sugerir ideias, ouvir opiniões e, assim, criar um projeto realmente alinhado ao que a sua empresa necessita.

 

Expertise nos projetos

Sem dúvida alguma, é imprescindível analisar a qualidade técnica da empresa que você contratou. Para isso, conhecer outros projetos realizados por ela é um passo importante.

Busque por uma empresa que tenha expertise no assunto e que possam desenvolver a sua página com a máxima qualidade e estratégias de conversão.

Vá atrás de uma produtora de websites que utilize os melhores recursos e práticas para gerenciar os projetos e as entregas, que empregue ferramentas inovadoras e que entregue um serviço compatível com as plataformas atuais, como as mobile.

Faça uma pesquisa sobre esses aspectos e, se possível, solicite da contratada um portfólio dos seus trabalhos realizados para outras empresas.

Caso julgue necessário, solicite o contato de alguns desses outros clientes para que você possa levantar mais informações sobre os serviços prestados.

Outra medida interessante e bem simples é acessar o site da empresa contratada a fim de avaliar a qualidade da página, estabilidade e funcionalidades interessantes. Fica essa dica!

Suporte após a conclusão e entrega do site

Esse é, de longe, um grande diferencial de uma boa agência especializada na criação de sites.

É bastante comum que durante a fase de execução do projeto a empresa contratada se mostre disponível e solícita na hora de solucionar os problemas encontrados.

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Contudo, após a conclusão e entrega do produto final, nem sempre o suporte ou atendimento pode continuar efetivo — isso, claro, se você não contratar uma empresa qualificada.

Por isso, esteja atento na hora de escolher quem o auxiliará no desenvolvimento do seu site.

Certifique-se de que terá total suporte mesmo após a conclusão do projeto, podendo contar com auxílio para aprimorar o site e mantê-lo eficiente.

Quando se trata da imagem da sua empresa, escolher a produtora do seu site apenas levando em consideração o valor do projeto não é o mais indicado a se fazer.

Investir na contratação de uma empresa experiente e séria certamente representará um custo-benefício muito maior, visto que sempre terá o apoio após a entrega do seu projeto.

Por fim, criar um site, embora seja uma ação bastante necessária no mercado atual, ainda costuma gerar algumas dúvidas na mente do empresário.

Vimos que é possível sim criar uma página sozinho, mas, para um resultado profissional e único, o mais indicado é contar com os serviços de uma empresa especializada.

Agora, coloque as dicas apresentadas em prática e escolha bem a  empresa que vai criar o seu website.

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4 comments on “A importância de um site para pequenas empresas”

  1. Gostaria de informações e preços aproximados para um site de uma pequena agência de turismo em inicio de atividade.
    Grato,

    Davi

  2. Aqui é a Fernanda Lima, gostei muito do seu artigo.
    Tem muito conteúdo de valor parabéns, nota 10 gostei muito!

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