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E-commerce: como ter um site de vendas de sucesso?

20 ago, 2017

Ter um site de vendas é conviver com a competição. Segundo dados da consultoria Big Data, o Brasil conta com 10,5 milhões de sites e concluiu que 3,54% deles são dedicados ao comércio virtual (354 mil lojas virtuais aproximadamente). Se surpreendeu, né?

Como você pode ver, é um mercado bem concorrido. E só obtém bons resultados os negócios virtuais que apresentam uma estratégia eficiente, pautada em decisões capazes de aumentar o engajamento com o público e gerar conversões.

Quer saber como fazer diferente e se destacar nesse ramo? Então continue acompanhando o post!

Como ter um site de vendas de sucesso?

Não existe uma fórmula mágica, mas sim um caminho que exige atenção, planejamento e comprometimento. Vamos aos pontos fundamentais:

Crie um ambiente atraente

Um ambiente atraente é agradável aos olhos e tem especificidades para que a navegação seja mais fácil e dinâmica, a fim de contribuir para uma boa experiência do usuário e efetivação da compra.

Isso quer dizer que os ícones precisam estar bem aparentes, os filtros de buscas funcionando, formulários rápidos, fontes com tamanhos adequados para leitura, fotos otimizadas e com boa qualidade, login social (com informações das redes sociais para evitar preenchimento de formulários longos) e tudo o que for necessário para conduzir o comprador a uma compra intuitiva.

Ofereça meios seguros de pagamento

Os meios de pagamentos precisam ser seguros para as duas partes, comprador e vendedor. O que requer um intermediador de pagamento e avaliação de riscos.

O primeiro (comprador) irá concluir transações utilizando os principais formas de pagamento (cartão de crédito, boleto, transferência bancária e etc).

A avaliação de riscos pode ser interna ou externa e inclui políticas de segurança e protocolos que devem ser seguidos a cada venda para evitar fraudes, tais como

– avaliar pedidos;
– em suspeita de fraude entrar em contato com o titular do cartão para ter certeza que é ele o comprador;
– usar protocolo https na sua loja virtual;
– certificação de segurança (site seguro), entre outras medidas.

Descreva adequadamente os produtos

O ideal é escrever e não copiar e colar as informações de outros sites ou do fabricante do produto. É preciso fornecer uma boa descrição, com informações que irão cativar o público e informações técnicas como medidas, peso, cores disponíveis entre outras.

Seja verdadeiro, uma vez que a compra feita com uma descrição com informações erradas gera insatisfação e publicidade negativa.

Fotos nítidas e de diferentes ângulos são muito importantes para impactar o cliente e aumentar o desejo em adquirir o produto.

Melhore o engajamento com o público

ter um site de vendas é bom e gera engajamentoSeja íntimo do seu consumidor, independente dos canais que utiliza para se comunicar com ele. Marque presença nas redes sociais que ele está, converse com ele, procure saber o que precisa, estimule a compartilhar sua opinião nos comentários e conteúdo que você posta e esteja sempre perto tirando dúvidas e respondendo o mais breve possível e prontamente aos chamdos e comentários.

Ter uma relação mais próxima favorece as conversões e gera confiança. Além disso, o consumidor passa a se identificar com a marca, gerando conteúdo espontâneo e capaz de gerar publicidade gratuita e mais convincente, afinal é um cliente (comprador, usuário) que está falando e isso tem uma relevância enorme para suas vendas.

Meça seus resultados

Medir os resultados auxilia na tomada de decisões, identificar quais estratégias estão funcionando, quais as precisam ser aperfeiçoadas, quais produtos estão vendendo mais, quais páginas são mais acessadas, que tipo de promoção/divulgação performou melhor entre outras métricas.

Elas são indispensáveis para o sucesso do negócio, servindo de base para conclusões pertinentes acerca das ações tomadas.

Entre as métricas que auxiliam o e-commerce estão:

  • Leads gerados;
  • Taxas de conversão;
  • Custo por clique;
  • Custo por lead;
  • Ticket médio;
  • Abandono de Carrinho de Compras
  • Custo de Aquisição de Clientes (CAC);

ter um site de vendas - importância das métricas de resultadosAlém dessas métricas, é possível verificar de onde os clientes vieram (buscador, outras páginas, redes sociais, etc.), o Retorno Sobre o Investimento (ROI) entre outras que facilitem as ações e proporcionam o ambiente ideal para ter um site de vendas de sucesso.

Concluindo

O meio digital oferece muitas oportunidades e vantagens e cabe a você e sua equipe aplicar as boas práticas e conhecimento para gerar valor para o seu cliente e consequentemente para o seu negócio. Também é importante estar atento as novas tecnologias para que você possa implementá-las em sua loja virtual para ter um site de vendas de sucesso.

E lembre-se sempre de:

  • Criar um ambiente atraente
  • Ofereçer meios seguros de pagamento
  • Descrever adequadamente os produtos
  • Melhorar o engajamento com o público
  • Medir os seus resultados (analisar o que os gráficos estão mostrando lhe dará uma visão mais clara para nortear suas ações com mais assertividade).

Como você pode ver, ter um site de vendas (e-commerce) de sucesso não é uma tarefa simples, mas com a busca de conhecimento, investimento e dedicação, com certeza valerá a pena.

Esse conteúdo lhe foi útil? Se sim, comente o que achou abaixo e nos ajude a trazer sempre informações úteis para os nossos leitores. Ou ainda, acesse nosso blog e veja outros conteúdos que produzimos para que você possa adquirir mais conhecimento sobre o mundo digital.

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