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Campanha Google Adwords: 6 erros que desperdiçam seu dinheiro

Campanha Google Adwords é uma excelente oportunidade para divulgar um negócio, atrair novos clientes e fortalecer a sua marca na internet.

Porém é necessário planejar corretamente a sua campanha para que você tenha sucesso. Caso contrário, é bem provável que os anúncios não gerem resultados e desperdice seu dinheiro.

Para acertar na Campanha Google Adwords é preciso ficar atento a diversos detalhes fundamentais, tais como:

  • definição correta de palavras-chave;
  • negativação de palavra-chave
  • segmentação de público correta;
  • criar um bom site ou ter uma ótima página de captura;
  • área de abrangência;
  • desenvolvimento de títulos e descrições com gatilhos mentais;
  • melhores horários para divulgação do anúncio.

Este artigo traz uma lista com os principais erros cometidos na hora de desenvolver campanhas do Google Ads.

Quer saber quais são?

Então acompanhe os próximos parágrafos!

1. Escolher palavras-chave erradas

Quando se trata do Google Ads, as palavras-chave são essenciais, pois elas têm um papel importante na hora de atrair as pessoas que possam se interessar pelos seus anúncios. Portanto, a escolha acertada das palavras-chave é o princípio para o sucesso ou o fracasso das suas campanhas online.

Na hora de escolher quais palavras-chave usar, fique atento em:

  • pesquisar quais palavras (termos) são mais relevantes;
  • saber os termos mais procurados;
  • explorar correspondências exatas e amplas de frases;
  • colocar palavras compatíveis com a URL de destino;
  • investir nas palavras que têm maior taxa de conversão;
  • investir em termos de cauda longa.

2. Não fazer a segmentação geográfica

campanhas do google adwords segmentação

Muitos empresários acreditam que devem vender para todo mundo, mas esse pensamento já não se encaixa no mundo dos negócios.

As pessoas têm interesses e necessidades diferentes — logo, elas não consomem da mesma forma. Por isso, conforme seu público-alvo é importante segmentar bem os anúncios.

Se a sua empresa é um negócio local, como por exemplo uma oficina mecânica, nao adianta anunciar com uma abrangência grande (um raio maior que 40km, por exemplo).

É importante que seja determinado um raio de distância (10km, 20km, etc.) para que seu anúncio aparece para as pessoas que estão próximas a você.

3. Usar títulos e descrições ruins

Para que um anúncio consiga se destacar em meio a tantos outros, diversos aspectos devem ser levados em consideração.

Entre eles está a composição do título e a descrição da propaganda. Uma pessoa pode ver a sua divulgação e perder o interesse, caso encontre textos mal escritos ou que nao transmitam o que corresponde a busa realizada.

Para fazer uma boa campanha no Google Ads, procure caprichar no título e faça uma descrição direta, com linguagem acessível.

O seu anúncio tem que chamar a atenção das pessoas, ainda mais com a intensa concorrência que existe. Utilize gatilhos mentais que ajudem na conversão, como: urgência, escassez,  similaridade, entre outros).

4. Definir horários errados

Depois de publicado, o anúncio faz com que as pessoas cheguem até o seu negócio.

No entanto, do que adianta receber o contato de um cliente se não há ninguém para atendê-lo?

Configure sua campanha de Google Ads para ser divulgada em um horário em que você ou sua equipe esteja disponível para atender os chamados. Também é possível programar chatbots, que são atendimentos automatizados.

Uma opção é reduzir o valor dos custos dos anúncios em horários em que a conversão é menor. Em contrapartida, você poderá aumentar o investimento nos momentos de maior conversão para a sua campanha.

Quanto mais tempo sua campanha estiver online, mais dados você terá para analisar. Sendo assim, utilize relatórios detalhados para entender quais são os dias e horários mais relevantes, e otimize ao máximo as campanhas de anúncios.

Por exemplo, você pode perceber que anunciar aos domingos não é uma boa para o seu negócio, ou ainda, aumentar a verba para um dia específico da semana que você já entendeu que a procura é maior.

5. Falha na URL de destino

A taxa de conversão está associada à quantidade de cliques necessários para se chegar a um produto ou serviço.

Quanto mais cliques a pessoa precisar dar, menor é a conversão. Por outro lado, se ela chega rapidamente ao local desejado, as chances de conversão aumentam.

Muitas vezes, as pessoas acessam um link e não encontram a página desejada.

Então lembre-se: os visitantes buscam um produto ou serviço. Geralmente, não têm intenção de ficar gastando muito tempo navegando, querem achar rapidamente o que estão pesquisando. Simples assim!

6. Deixar de Negativar palavras

Campanhas do Google Adwords

Esse é um erro muito comum em campanha de Google Adwords.

Negativar palavras chave nada mais é do que dizer para o Google para não exibir o seu anúncio para determinados termos.

Vamos exemplificar - se você é uma empresa de financiamento imobiliario e não negativar palavras como carros, motos, entre outros, o Google vai cruzar as informações.

Dessa forma, toda vez que alguém procurar por esses termos, seu anúncio vai aparecer atraindo um clique irrelevante, pois está relacionado ao tipo de financiamento errado, "queimando" sua verba  e diminuindo muito a eficiência da campanha.

Dica bônus

Não mensurar e analisar os dados da campanha

Um ponto crucial em toda a campanha de Google Ads é ter um bom relatório e analisá-lo com frequência. É importante você entender o que os dados esta te dizendo, tais como:

  1. Custo por clique (CPC);
  2. Taxa de conversão;
  3. Taxa de rejeição;
  4. CTR - Taxa de cliques ;
  5. Taxa de impressões;
  6. Índice de qualidade do anúncio;
  7. Etc.

São muitas informações importantes que podem definir o sucesso dos seus anúncios. O ideal é ter o suporte de uma agência especializada em campanha do Google Ads. Assim você não desperdiça sua verba e consegue alcançar ótimos resultados!

E então? Gostou deste artigo sobre os erros que podem prejudicar suas campanhas no Google Adwords? Deixe seu comentário.

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