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Chatbots - O futuro no atendimento de clientes. Veja como funciona.

Você já deve ter visto algo falando sobre chatbots, caso não, com certeza verá em breve.

Mas Imagine clientes sendo atendidos não mais por um ser humano, mas uma “máquina/robo”. Não imagine um tempo muito distante não, pois chat bots já são uma realidade.

Quando você começar a pesquisar mais sobre esse assunto, encontrará muitas definições sobre o que é um chat bot.

A nossa é talvez uma combinação de algumas delas e, para nós, chatbot é a maneira de responder, prontamente, as perguntas mais frequentes de um cliente de maneira automatizada.

Se você parar para avaliar, em especial durante os primeiros contatos com seus clientes em potencial, as perguntas que você responde são muito parecidas: quanto custa, como paga, quando entrega, quais os horários de atendimento e assim por diante.

Por mais que essas informações estejam, praticamente, expostas em todos os seus canais de promoção de sua empresa (website, redes sociais, etc.) é comum responder a essas perguntas com uma certa regularidade.

Para deixar claro: nada de errado em respondê-las, pois servir com excelência seus clientes não é mais do que nossa obrigação de empresários, profissionais liberais, etc.

Contudo, o advento e a popularização da interação digital com o uso de recursos como SMS (torpedos), WhatsApp, Skype, Facebook, etc. ao mesmo tempo que permite com que clientes em potencial nos acionem mais facilmente, também faz com que sejamos “inundados” com uma quantidade de questionamentos mais comuns (recorrentes).

Entra em cena uma ferramenta que muitas empresas estão alavancando para fazer aquele primeiro contato – os Chatbots.

Como o ChatBot pode ser usado na minha empresa?

Eis alguns exemplos de como empresas (ou mesmo profissionais liberais) tem utilizado essa tecnologia e os recursos mais comuns:

  • Saudar clientes que chamam seu agente virtual (chat bot) para uma conversa – algo como “Olá, como posso ajudar?”;
  • Quando alguma palavra chave é digitada, a ferramenta faz uma busca numa lista de possíveis respostas a serem apresentadas para o interlocutor que está interagindo;
  • Quando um visitante pede os dados de contato, um botão para adicionar sua empresa como um novo contato é exibido. O contrário também é possível, ou seja, você pode perguntar para seu visitante se ele pode compartilhar seus contatos e quando ele response “sim” a ferramenta captura automaticamente seus dados de contato;
  • Ações podem ser automatizadas baseadas em palavras chaves digitadas. Um exemplo é um usuário responder a uma pergunta com “sim” (“Poderia responder a uma pesquisa de satisfação?”) e o chatbot abre um navegador para o link de um formulário para o usuário preencher os dados;
  • Outro exemplo é o usuário ser guiado para uma página de ofertas de acordo com respostas pré-estabelecidas na configuração do robo;

Quais os benefícios do chatbot?

Ahhh, são muitos. A inteligência artificial chegou para ficar e para resumir em alguns pontos, destacaríamos:

  • Sua marca fica mais acessível aos seus clientes (a um “chat” de distância);
  • “Atender” (virtualmente é claro) seu cliente quando você está desconectado;
  • Resposta rápida às perguntas mais comuns de seus clientes;
  • Incentivar a interação do consumidor e o engajamento pessoal;
  • Fácil acompanhamento e registro de perguntas e problemas do cliente;
  • Uma experiência mais rica com sua marca;

Chatbots interagindo no celular - atendimento de clientes

Quais são as principais opções para começar explorar robôs de atendimento?

Selecionamos duas sugestões para você avaliar o uso.

Obviamente que a escolha deve levar em consideração sua familiaridade com ambas, porém podemos assegurar que independentemente de qual você escolha, invista um tempo conhecendo suas funcionalidades.

WhatsApp Business

O WhatsApp Business é um aplicativo dedicado para Android, que é gratuito para download, e foi desenvolvido para atender as necessidades de negócios.

O WhatsApp Business facilita a interação com os clientes, fornecendo ferramentas para automatizar, classificar e responder rapidamente a mensagens.

Nele há um recurso de “respostas rápidas” que você pode salvar as mensagens que enviar com frequência, e reutilizá-las para responder as perguntas mais comuns que sua empresa receber sem demora.

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Messenger - Facebook

O Messenger é o aplicativo de mensagens instantâneas do Facebook. Ele tem uma série de recursos que vão muito além do bate-papo com os contatos da rede social.

É possível trocar arquivos multimídia, realizar ligações de voz, fazer chamadas de vídeo e muito mais.

Recentemente foram adicionados recursos para as empresas que possuem uma fan-page interagirem com seus clientes, entre eles destacamos: Respostas rápidas, saudações e captura do perfil do Facebook do cliente.

Conclusão

Os robôs para atendimento são uma realidade a ser analisado com bastante atenção, porém seu uso não pode estar “desconectado” de uma estratégia mais ampla de Marketing Digital.

Da criação de uma presença digital mais atual, passando pelos anúncios (gestão de tráfego) que serão feitos, e até mesmo como interagir virtualmente com seus clientes.

Pense nisso!

Equipe de Marketing
HUG Websites


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4 comments on “Chatbots - O futuro no atendimento de clientes. Veja como funciona.”

  1. Fiquei Apaixonada pelo seu post, Vou acompanhar seu Blog que é Top. Esse tipo de conteudo tem me agregado muito conhecimento. Grata!

  2. Gostei muito do seu Artigo! Eu utilizo o chat bot em algumas páginas minhas, da muito resultado! Esse tipo de conteúdo agrega valores, conhecimentos e muito mais! Sou muito grato! Sucesso!

  3. Adorei o artigo!
    Os chat bots são uma ferramenta muito legal que podem agregar bastante valor no atendimento das empresas. Outra estratégia importante é a pesquisa de satisfação, que pode facilitar a fidelização de clientes, aliás cliente satisfeito são excelente promotores da marca.

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