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Você sabe o que o Google Mobile First significa para seu site WordPress?

A compatibilidade com dispositivos móveis (Google Mobile First) já vem sendo há um tempo um fator importante no SEO (Search Engine Optimization). Agora, o Google está lançando uma atualização que tornará os sites para dispositivos móveis ainda mais importantes. É uma mudança significativa e pode ter um impacto negativo no seu site em wordpress se você não estiver preparado.

A nova atualização do Google é chamada de “primeiro índice para dispositivos móveis”, e é fiel ao nome. Com essa alteração, a gigante de pesquisa priorizará a versão para celular do seu website nas páginas de resultados. Neste artigo, vamos aprofundar o que é esse conceito e o que isso significa.

Vamos começar?

O que siginifica o conceito Google Mobile First ?

Na tradução literal é “o primeiro índice de celular” e o Google premiará sites responsivos.

Quando você usa o Google para pesquisar algo, sempre verá os mesmos resultados, quer esteja usando um celular ou um notebook. No passado, o Google usava apenas versões para computador de cada website para determinar seus resultados, o que levou a alguns problemas. Por exemplo, isso significava que os usuários de dispositivos móveis recebiam sites que não eram compatíveis com dispositivos móveis e isso era muito ruim para quem pesquisava através de um smartphone.

criação de site responsivo - Google Mobile FirstDevido ao crescente número de pesquisas realizadas em dispositivos móveis, o Google agora está lançando uma atualização chamada primeiro índice para dispositivos móveis (Google Mobile First). A principal mudança é que o Google indexará e classificará os sites dando prioridade às suas versões para celular, ou seja, aqueles websites que são responsivos. Em outras palavras, se o seu site WordPress fornece uma experiência móvel de má qualidade, seus esforços de SEO não serão relevantes.

Agora vamos analisar como essa atualização afetará você, dependendo do tipo de site que você tem:

  • Website apenas para telas grandes (computadores) – O Google ainda classificará e indexará seu website, mas a sua classificação em buscas feitas por celulares ficará comprometida.
  • Ambas as versões móvel e desktop – Isso é um bom sinal. Seu site para celular terá procedência. Foco dobrado no trabalho de SEO.
  • Web site responsivo – Excelente! Você esta no ponto certo, pois seu site já está otimizado para fornecer uma excelente experiência, tanto para computadores em geral como para dispositivos móveis.
  • Páginas AMP e não AMP – Se disponível, o Google priorizará a versão para dispositivos móveis que não for de AMP do seu website. Se você é um usuário do WordPress e está usando um tema moderno, provavelmente não precisa se preocupar. Se o tema que você estiver usando for desatualizado ou que não seja responsivo, então agora é a hora de considerar o desenvolvimento de um novo website.

4 Dicas para preparar seu site WordPress para o Google Mobile First

Site responsivo Google Mobile FirstSe o seu site não for responsivo, coloque em mente que essa deve ser sua prioridade. Sites menores dão menos trabalho e esse problema pode ser mais rapidamente resolvido.

Esta seção pressupõe que você tenha um site com versões para dispositivos móveis e para computadores. Se você tiver apenas uma versão para desktop, reveja o paragrafo anterior, ou seja, não tem muita escapatória. O negócio é arregaçar as mangas e seguir em frente.

1. Certifique-se de que a versão para celular do seu website tenha todo seu conteúdo principal, incluindo posts de blog, que irão lhe ajudar no posicionamento.

Se houver duas versões do seu site, elas precisam apresentar o mesmo conteúdo. Alguns proprietários de sites usam versões simplificadas de seus sites para usuários de dispositivos móveis, em vez de criar versões compatíveis para celular com o mesmo conteúdo. No passado, isso pode ter sido suficiente, mas agora você precisa que seu website para dispositivos móveis seja tão eficiente quanto seu equivalente para computadores e notebook.

Para ser mais específico, seus sites para dispositivos móveis e computadores devem conter as mesmas informações e recursos. Isso é verdade mesmo que seus projetos sejam diferentes. Dessa forma, os usuários ainda poderão encontrar seu conteúdo após o lançamento do primeiro índice para dispositivos móveis do Google.

2. Adicione os mesmos metadados para todas as versões do seu website.

Além de garantir que ambas as versões do seu site compartilhem o mesmo conteúdo, você também precisa adicionar metadados idênticos a todas as suas páginas. Os metadados ajudam a determinar como os mecanismos de pesquisa exibem suas páginas nas buscas (SERPs). Mesmo que seu website para dispositivos móveis compartilhe o mesmo conteúdo da versão para computador, mas não tenha os mesmos metadados, seu SEO ainda sofrerá um impacto.

Site responsivo Google Mobile First

Metadados são essenciais para SEO, pois permitem que você tenha mais controle sobre seus resultados. Você provavelmente passou muito tempo trabalhando na sua página e nas meta descrições do artigo. Por isso, inclua-as no website para dispositivos móveis.

A má notícia é que a adição de descrições meta ao seu conteúdo para celular pode levar algum tempo, dependendo de quantas páginas seu site contém. Mesmo se você estiver usando um plug-in de SEO, ainda será necessário copiar e colar manualmente cada meta descrição no lugar certo. No entanto, o esforço é necessário, uma vez que o Google analisará primeiro os metadados do seu site para dispositivos móveis.

3. Continue focando no desempenho do seu site

Desempenho continua sendo um fator importante no seu SEO. Ninguém gosta de um website lento, seja em dispositivos móveis ou computadores. Mais precisamente, os dispositivos móveis às vezes têm conexões menos estáveis, o que torna a otimização de sites ainda mais crítica.

Felizmente, existem várias maneiras de tornar seu site WordPress mais rápido. Alguns exemplos rápidos incluem o aproveitamento do cache do navegador, o uso de uma Content Delivery Network (CDN), a otimização de suas imagens e muito mais.

4. Use um tema para dispositivos móveis e corte seu trabalho pela metade

Site responsivo Google Mobile FirstA coisa mais fácil que você pode fazer para tornar seu site WordPress mais otimizado para dispositivos móveis é usar um tema responsivo. Isso significa que, quando você cria uma página, o tema adapta automaticamente para telas menores ou maiores, portanto, você só precisa executar o trabalho uma vez. Quase todos os principais temas do WordPress atualmente são criados para oferecer suporte a dispositivos móveis com designs responsivos.

Se você não tem certeza sobre qual tema escolher, aqui estão algumas dicas para ajudar você a escolher o caminho certo:

  • Certifique-se de que a descrição do tema diz explicitamente que é responsivo.
  • Procure temas que incluam a funcionalidade de visualização para diferentes tipos de dispositivos.
  • O tema do seu site deve permitir que você faça pequenos ajustes, dependendo dos dispositivos que seus visitantes usam.

Conclusão

O acesso através de dispositivos móveis está em alta e essa tendência provavelmente não será revertida tão cedo. O Google Mobile First é outra confirmação de que o celular é o foco, o que significa que você precisa garantir que seu site seja adaptado aos novos padrões.

E você, o que achou dos conceitos apresentados neste post? Compartilhe sua opinião conosco na seção de comentários abaixo!

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Equipe de Marketing
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A Hug Websites faz criação e desenvolvimento de sites responsivos e tem como missão, trabalhar para que empresas possam ter um site de qualidade e alinhado com as últimas tendências digitais. Além disso desenvolvemos marketing de conteúdo e SEO.

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Você sabe o que o Google Mobile First significa para seu site WordPress?

Funil de vendas, Inbound marketing, CTA, gatilhos, leads… O marketing digital é cheio de nomenclaturas que pode deixar qualquer pessoa confusa. Por isso, resolvemos trazer esse texto para que você consiga entender melhor alguns termos e as fases de funil de vendas pelas quais os seus consumidores passarão antes de realizar uma compra, seja produto ou serviço.

O marketing digital surgiu nos últimos anos como um braço do marketing. Se fincando no mundo virtual, o marketing digital costuma ser pautado na criação de conteúdo, e-mail marketing, trabalho nas redes sociais, marketing de influência, SEO, (otimização para mecanismos de busca) além de anúncios de links patrocinados. Todas elas, literalmente nascidas no meio online.

Usando todos os recursos e ferramentas para atingir os consumidores, o objetivo é sempre manter um bom relacionamento com o seu público e converter o máximo de indivíduos em consumidores efetivos, e isso só é alcançado através de uma boa tática de marketing.

Esta, deve ser pautada nas fases do funil, que falaremos mais abaixo.

O QUE SÃO AS FASES DO FUNIL?

Antes de esmiuçar quais são as fases do funil de vendas, que tal falarmos um pouco sobre o que são elas?

fases do funil de vendas

Pautado numa metáfora, esse termo pretende demonstrar a trajetória que o seu consumidor de conteúdo faz até que se torne um potencial comprador de seus produtos e defensor de sua marca.

Retratamos de forma metafórica com o Funil por ser um topo largo, onde existe uma infinidade de leitores e uma porcentagem convertida em consumidores, ou seja, ocorrendo o afunilamento até a compra.

A importância de um bom marketing digital se vê nisso, ao saber que um planejamento de conteúdo sempre será capaz de atrair uma maior quantidade de pessoas ao seu website, aumentando a quantidade de pessoas convertidas.

Bem, sabendo disso, podemos comentar um pouco mais a respeito do motivo da divisão em fases: cada uma “filtrará” o consumidor ao longo do funil de vendas.

A mentalidade dele será ativada por gatilhos e diálogos persuasivos pouco a pouco, até que ele ou ela se tornem consumidores efetivos.

PRIMEIRA FASE: TOPO DE FUNIL – APRENDIZADO E DESCOBERTA

fases funil de vendasConhecida como fase da descoberta, é a entrada para a nossa jornada e a mais larga das 3 fases. O conteúdo que é consumido por esse público costuma ser o de atração, já que nessa fase ele ainda não está interessado em adquirir o produto/serviço específico. Muitas vezes, nessa fase ele não sabe que tem um problema ou uma oportunidade mas sim está apenas buscando informação.

Aqui os conteúdos (artigos de blog, posts de redes sociais, infográficos), são mais genéricos, brando, porém que chame atenção do leitor e tenha títulos atraentes a fim de cativar e despertar o interesse.

MEIO DE FUNIL – RECONHECIMENTO E CONSIDERAÇÃO

Aqui já se busca criar um interesse, uma intenção de compra. Nesse momento do funil, o usuário deixa de ser mero visitante para se tornar um indivíduo que procura saber mais sobre o que o seu produto oferece, o problema que ele resolve e os benefícios que você pretende vendê-lo.

Nessa fase de transição, o desconhecido ou o não necessariamente interessado em seu produto se torna alguém que já pensa em consumir o que você oferta e é um cliente potencial para informar dados como nome, email, telefone e whatsapp, ou seja, é um potencial lead.

Aqui, através de uma landing page (página de captura), abre-se a porta para o envio de e-books, e-mail marketing, tutoriais, guias, vídeo aulas e outros conteúdos que são mais informativos e aprofundados no que concerne ao direcionamento à compra de produtos ou contratação de serviços.

FUNDO DE FUNIL – AVALIAÇÃO

Sendo formado pelo momento de avaliação do produto e posteriormente uma possível compra, o fundo de funil é onde você deve apostar suas cartas mais altas, com páginas no seu site dedicadas ao produto ou serviço oferecido, além de apresentar estudos de cases de sucesso e pesquisa de mercado. O departamento de vendas deve se situar nessa parte, investindo fortemente em atendimento e direcionamento.

Investir em um atendimento por midias sociais ou uma equipe de atendimento via e-mail é sempre uma boa nesse ponto, pois por vezes, o cliente está a um passo de fechar negócio e só precisa que algumas dúvidas sejam esclarecidas.

Aí também entra a importância de um atendimento online dentro do seu site ou ecommerce, um chat online, que estará sempre disponível em todas páginas, conseguindo converter mais facilmente este lead “aquecido” em um comprador efetivo.

Aqui, o seu produto/serviço deve ser a solução, sempre. Se portar como o item indispensável e que veio para resolver ou revolucionar o modo com que determinada atividade era feita.

Muitas empresas investem aleatoriamente em campanhas para redes sociais e afins, sem se atentar a isso. Mas, você deve estar se perguntando, como farei para usar esses métodos?

COMO USAR AS FASES DO FUNIL EM SEU FAVOR!

fases funil de vendasO primeiro ponto importante é preparar seu website para o trabalho de marketing de conteúdo. O desenvolvimento de um blog bem estruturado é o mais indicado, criando conteúdos de topo, meio e fundo de funil. Através dele você começará a entregar informações para os interessados nos assuntos que você publica, sempre baseados na persona (perfil do seu público alvo) e palavras chaves que fazem essa ponte.

Criando conteúdos de topo de funil com periodicidade (calendário de posts), você começará a rankear no Google em determinados termos e isso fará com que mais pessoas acessem o seu site. A partir daí você começará a guiar os seus leitores ao longo do funil, entregando conteúdos de meio de funil.

Outra forma de você fazer as pessoas chegarem até o seus conteúdos é através das redes sociais (Facebook, Linkedin, Instagram e Twitter), divulgando e ampliando o alcance.

A criação de landing pages para captura de dados desses leads é fundamental para a estratégia de funil. Nela você oferecerá materiais ricos como ebooks, vídeo aulas, guias, etc.

O importante é você entender em que parte do funil os visitantes estão para entregar os conteúdos corretos até o ponto da venda.

Investir numa metodologia inteligente aumentará sua taxa de conversão e sem sombra de dúvidas otimizará o seu processo de aquisição de novos clientes.

INVISTA NO FUNIL DE VENDAS

Com o crescimento do marketing digital, monitorar os clientes e entender seus anseios é fundamental. Os dados extraídos do seu site (Google Analytics), redes sociais e demais plataformas de comunicação te darão diversos insights para a criação de conteúdos para o funil de vendas.

Invista em conteúdo de qualidade (infográficos, ebooks, webinars) que o seu público terá a percepção que você é uma autoridade no assunto e vai querer te seguir e consumir o que sua empresa tem a oferecer.

Como as pessoas passam cada mais vezes nas redes sociais e em plataformas de divulgação de conteúdo, esse é uma ótima forma de mensurar o que está funcionando e tornará suas ações mais produtivas.

Esperamos que esse conteúdo seja inspirador e leve você a pensar e investir no funil de vendas do seu negócio.
Aproveite as oportunidades e mãos a obra!

Equipe de Marketing
Hug Digital

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