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Indicadores de desempenho de sites: entenda o que é importante analisar

No atual cenário digital, as empresas precisam construir uma presença online forte caso queiram se destacar em um mercado cada vez mais concorrido.

Porém, para alcançar seus objetivos na internet e ter sucesso nos negócios, é bastante importante acompanhar os indicadores de desempenho do seu site.

Por meio dos canais digitais (site, redes sociais, email mkt, etc), as companhias conseguem trabalhar institucionalmente a marca. 

Elas podem criar mecanismos de relacionamento com os clientes, realizar vendas de produtos e serviços e estabelecer um serviço de atendimento ao consumidor eficiente, entre outras possibilidades de atuação.

Mas esse trabalho de nada adianta se não contar com um modelo de análise dos resultados.

Sem indicadores de desempenho, fica difícil determinar quais estratégias geram resultados e quais devem ser descartadas. Com isso, é possível criar uma atuação consistente que contribua para o desenvolvimento da empresa.


Começando pelo planejamento

O planejamento é essencial para qualquer setor da empresa, e com os indicadores de desempenho não é diferente.

Muitos empresários e gestores acreditam que basta acompanhar as métricas básicas para conseguir desenvolver suas estratégias de divulgação e marketing na internet.

indicadores de desempenho de sites

Porém, a análise de dados deve estar bastante alinhada com os objetivos da empresa.

O marketing e seus canais de comunicação são ferramentas para ajudar as empresas a cumprirem suas metas e ganharem mercado, mas, sem o devido planejamento, esse processo pode não gerar os resultados esperados.

O planejamento, portanto, é um guia para orientar o seu trabalho e definir quais pontos precisam ser analisados para que possa identificar gargalos, falhas e aspectos que podem e devem ser melhorados em sua estratégia de marketing — o que inclui o trabalho desenvolvido para o site da sua empresa.

Quais métricas analisar?

Porém, algumas métricas precisam ser avaliadas constantemente. Isso porque, na maioria dos casos, trazem números importantes sobre o funcionamento do site e como o comportamento dos visitantes influencia em seu desempenho. Veja quais são.

Número de visitas

Essa é uma métrica simples, mas bastante eficiente para entender o alcance que a sua empresa tem na internet.

Por meio dessa estatística, o empresário consegue saber quantas pessoas acessam o seu site diariamente e a partir daí implementar mudanças que gerem mais visitas.

Páginas acessadas

O número de acessos nas páginas do site é outra métrica simples, mas que também contribui bastante para análise de resultados.

Isso porque indica quais páginas ou conteúdos conseguem atrair mais visitantes e quais deles não geram resultado. Uma informação essencial para otimizar o conteúdo do seu site e melhorar as páginas mais acessadas.

Tempo de permanência no website

O tempo que uma pessoa fica em um website pode demonstrar o interesse dela em relação ao conteúdo disponibilizado. Se ela acessou o portal e saiu rapidamente, é um indício de que encontrou um material que não a agradou muito.

Porém, se visitou diferentes páginas e ficou bastante tempo, é indício de que está no caminho certo, e que além disso, as estratégias estão atraindo o público certo para o seu conteúdo.

Quais ferramentas usar?

Existem diversas ferramentas que podem ser usadas para medir e avaliar o desempenho de um site.

Plataformas como o Google Analytics contam com mecanismos preparados para gerar dados e informações importantes a fim de avaliar estratégias e desenvolver o site da empresa — aumentando as possibilidades de se destacar na internet e estar a frente dos concorrentes.

O Google Search Console é outra ferramenta de análise que ajuda muita a compreender melhor os números do seu site - como por exemplo quais páginas estão indexadas na busca do Google, além de quais palavras chave estão aparecendo e em que posição elas se encontram.

Outras ferramentas que podem ser usadas são:

Indicadores de vaidade, cuidado com eles!

Como já vimos no marketing digital é muito importante avaliar os resultados alcançados, após utilizar determinadas estratégias.

A partir dessa análise é possível melhorar as ações no ambiente digital. Porém, é preciso ter cuidado para não se prender aos indicadores de vaidade, pois eles podem passar uma ideia diferente da real situação do negócio.

De uma maneira geral, métricas de vaidade são informações coletadas ou acompanhadas mas que não contribuem para as tomadas de decisões. Elas não devem ser ignoradas, mas também não são indicadores da real situação.

Tenha cuidado ao analisar as métricas

Com a popularização das mídias sociais, as marcas decidiram fortalecer a sua presença digital, uma decisão correta e que abriu novas formas de se trabalhar o marketing empresarial.

Porém, para que possa dar certo é preciso planejar como citamos no início deste post.

O planejamento passa pela definição de quais métricas vão ser acompanhadas em suas ações de marketing digital. Os melhores indicadores são sempre aqueles que motivam mudanças e favorecem suas tomadas de decisões.

Assim, é preciso tomar cuidado com os indicadores de vaidade. Alguns deles têm valor para o seu negócio, mas não conseguem orientar o desenvolvimento de um projeto. Assim, monitorar essas métricas pode ser perda de tempo e de força de trabalho.

Conheça alguns indicadores de vaidade

Essas métricas são chamadas assim porque mexem com o ego de profissionais e empresários. Número de seguidores, reações em postagens, visualizações de publicações deixam as pessoas satisfeitas, mas, sozinhos, não indicam melhoria no trabalho.

Nos próximos parágrafos vamos apresentar e explicar alguns dos indicadores de vaidade.

Reações

Constituem uma das principais métricas de vaidade. É comum ver empresários satisfeitos com o resultado de uma campanha por terem um número satisfatório de reações. Mas, o que esses números realmente dizem? É difícil apontar e avaliados sozinhos pouco acrescentam à sua estratégia.

Afinal, podem ter sido motivadas pelo título da postagem, pelo texto de apresentação, pela foto que acompanha ou pela marcação de um amigo. Ou seja, não há informações suficientes para indicar o que deu certo ou errado.

Visualizações

São dados bastante comuns no Google Analytics e não acrescentam muita coisa à sua análise de resultados.

como ter um site institucional pode impulsionar as vendas

Um site ou blog pode alcançar 20 mil visualizações em um determinado período e ter apenas 200 visitantes. Ou, quem sabe, ter 20 mil visualizações com 20 mil visitantes.

Cada um desses cenários pode dizer uma coisa e vai exigir comportamentos diferentes.

Ao medir a quantidade de visitantes em seu blog ou site é mais interessante avaliar a quantidade de visitas únicas.


Compartilhamentos

Se muitas pessoas compartilharem sua publicação é um indicativo de que algo deu certo. Mas ainda não é o suficiente para assegurar que sua estratégia foi um sucesso.

Alguns itens são compartilhados porque contêm mensagens de humor ou incentivo, o que não significa que há interesse em negociar com você.

A importância do compartilhamento está em gerar tráfego para o seu site e inserir a pessoa em seu funil de vendas. Mas é preciso trabalhar esse cliente em potencial para que ele possa adquirir seu produto ou serviço.

Somente após todo esse processo é possível medir a efetividade do trabalho.


Seguidores e curtidas

Enquanto métrica de negócio, a quantidade de seguidores – seja no Facebook, Twitter ou Instagram – não diz muita coisa.

redes sociais mais usadas

Contar com uma base grande de curtidas em sua página é interessante, mas isso não é sinônimo de sucesso da sua marca.

Uma pessoa pode curtir a sua fan page no Facebook e não se relacionar com as suas publicações nem negociar com você.

Assim, essa é uma curtida pouco interessante para a empresa porque não é revertida em novos negócios.

Como escolher as métricas certas?

Sempre que for escolher indicadores para avaliar o sucesso de um projeto é interessante apostar naqueles que se relacionam com o funil de vendas.

São essas métricas que vão apontar se você está conseguindo novos negócios ou fidelizando a sua base de clientes.

Agora que você já sabe o que são indicadores de desempenho e indicadores de vaidade, defina com cuidado quais métricas devem ser avaliadas e desenvolva uma estratégia de marketing que dê resultados.

E você, quais indicadores de desempenho esta utilizando em seu site?

Deixe seu comentário e compartilhe suas experiências
Se tiver dúvidas sobre as ferramentas citadas ou quiser saber mais, entre contato conosco.

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