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Mobile Marketing: entenda a importância na criação de um site

Você já ouviu falar sobre Mobile Marketing? Vamos explicar um pouco sobre esse conceito, mas antes de seguirmos adiante, você concorda que é muito difícil conhecermos alguém que não tenha ao menos um celular no bolso hoje em dia, não é verdade?

Não sei se você sabe mas no Brasil existem mais celulares do que gente. Isso mesmo, segundo estimativas da indústria de telefonia, são mais de 240 milhões de linhas de celulares no país enquanto dados do último censo apontam 207 milhões de habitantes.

Definitivamente, os dispositivos móveis passaram a fazer parte da nossa rotina e fazemos quase tudo através dessas pequenas telas, uma realidade que também indica inúmeras oportunidades de negócios para as empresas. Não por acaso, o conceito de mobile marketing vem ganhando mais destaque na estratégia comercial das companhias.

No post de hoje, explicaremos o que é o mobile marketing e a importância dele dentro de uma estratégia de marketing digital, principalmente na criação de um site. Continue lendo e aprenda!

Mas qual a importância do Mobile Marketing?

Se os smartphones fazem parte de nosso cotidiano de maneira tão intensa, onde você acredita que sua marca “deve estar”? Ao alcance desses milhões de usuários que são consumidores de seus produtos ou serviços.

Assim, definir a estratégia de mobile marketing para sua empresa é essencial para atingir um público que a cada dia consome, forma opinião, recomenda e interage com marcas e ofertas que utilizam seus smartphones como principal meio de interação com o mundo digital.

Simples assim: a crescente venda de smartphones, o acesso a redes Wi-Fi gratúitas em praticamente todos os lugares e o barateamento dos preços as redes de telefone 3G ou 4G são elementos que não podem ser ignorados e sua marca/negócio precisa estar “presente” nesse mundo móvel o mais rápido possível.

Em uma estratégia de marketing digital, por exemplo, o mobile marketing ganha destaque por conta da praticidade e da facilidade de atingir um potencial consumidor. Seja por meio de um serviço de mensagem ou de um aplicativo de mensagens instantâneas, as ações dessa estratégia costumam ser bastante efetivas.

No entanto, é claro que essa tendência também exige que algumas práticas sejam seguidas – o que envolve agir com bom senso e cautela, entre outras. Afinal, de que adianta mandar uma mensagem com uma oferta de roupas fitness, por exemplo, para uma pessoa que detesta praticar atividades físicas?

Quais os elementos de uma estratégia para mobile marketing?

mobile marketingAo definir sua estratégia de mobile marketing você pode considerar os seguintes elementos para que sua empresa ou marca tenha uma presença garantida e de destaque nesse mundo móvel:

Seu website deve ser compatível com dispositivos móveis (conhecidos como websites responsivos) e estar sempre atualizado, o que é essencial para promover uma boa experiência de navegação. Um pouco mais adiante vamos explorar este tópico mais especificamente.

Tenha um app de sua empresa ou marca para Android ou iOS (iPhone) – seja um aplicativo para atender uma demanda específica como uma promoção, algo como “instale o app, digite seus dados e tire uma foto com a embalagem do produto”, ou mesmo para navegar por um catálogo e comprar. Um aplicativo é uma ótima ferramenta para interagir com seu público de uma maneira criativa e que gera resultados.

Tire proveito do poder da segmentação – sem entrar profundamente nesse tema, mas imagine que anúncios podem ser direcionados para um certo público (faixa etária, gênero, região, etc.) de maneira muito mais acertiva, assim combinar os esforços de propaganda alavancando o poder desse segmentação vai trazer resultados muito mais expressivos para os empresários que investirem em mobile marketing.

Integre tudo com as redes sociais como Facebook e Twitter, além de LinkedIn, Instagram e Google+, Pinterest – hoje em dia parece que todos, de uma forma ou de outra, estamos nas redes sociais. Assim, assegurar que sua estratégia de mobile marketing considere quais redes sociais e qual a experiência que seus usuários terão com sua marca ou produtos quando estiverem utilizando essas redes sociais em smartphones é algo que não deve ser ignorado (lembre-se que a experiência no Facebook, por exemplo no computador e no smartphone é completamente diferente).

Qual a importância de aplicar essa estratégia em seu site?

o que é ux design para mobile marketingÉ essencial se atentar ao formato da comunicação que será recebida pelo potencial cliente. Hoje em dia, grande parte da população acessa a internet pelo smartphone ou tablet. Logo, você precisa ter um site responsivo, isto é, que se adapte a qualquer dispositivo móvel para proporcionar uma experiência agradável aos usuários — caso contrário, sua página será rejeitada e o possível consumidor pode ser perdido para sempre.

Além de garantir a navegação de forma facilitada, isso também conta pontos nos critérios que o Google usa para posicionar uma página nas buscas. Nesse sentido, outro investimento indispensável para o seu negócio são as táticas de SEO, que consiste na otimização para mecanismos de busca, ajudando o usuário a achar seu site com mais facilidade — o que pode aumentar o número de visitantes e, consequentemente, de vendas.

Não se esqueça de que a forma como você se comunica é determinante para os rumos do seu negócio. Portanto, leve em conta os fatores que apresentamos neste post, tendo em vista o novo comportamento do consumidor, bem como as ferramentas disponíveis para disseminar sua marca na internet.

E você, como está planejando sua estratégia de mobile marketing? Você já aplica as estratégias apresentadas aqui?

Esperamos que este post tenha ajudado a entender um pouco mais desse universo e também a abrir os olhos para alguma questão que você não tinha pensado antes ou que não esteja aplicando ainda.

Trazer conteúdos que possam ajudar pequenas e médias empresas para aprimorar a presença digital é nossa intenção.

Para ficar ainda mais por dentro desse assunto e conquistar resultados mais rápidos, leia também o artigo “Minha empresa é pequena: preciso mesmo de um site?”.

Equipe de Marketing
HUG Digital

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