WhatsApp

WhatsApp

Mande sua mensagem

O que é SEO? Entenda a importância para posicionar seu site no Google!

Você é empreendedor e quer entender o que é SEO? Pois bem, para que seu site apareça nas primeiras posições em uma pesquisa no Google, é preciso trabalhar técnicas de otimização de páginas para os mecanismos de busca. Tais motores de busca catalogam todos os sites e atribuem a eles uma nota de 0 a 10.

O nome do algoritmo do Google que define o posicionamento das páginas no resultado de uma pesquisa é o Page Rank. Por isso, é fundamental conhecer quais critérios são usados, a fim de garantir uma boa avaliação e, consequentemente, uma boa colocação. Afinal, isso vai gerar mais tráfego para o seu site e destacá-lo entre os concorrentes.

No post de hoje, entenda a importância do SEO para impulsionar a sua home page na internet.

O que é SEO?

O termo SEO é uma abreviatura da expressão em inglês Search Engine Optimization, que significa otimização de páginas para os mecanismos de busca. Hoje em dia, não basta criar um site para assegurar o sucesso do seu negócio, já que a maioria das pessoas costuma clicar somente nos resultados exibidos na primeira página de uma pesquisa.

Por essa razão, é tão importante que sua página esteja bem ranqueada pelos motores de busca. No entanto, o problema é que o Google não divulga abertamente quais são os critérios usados pelo seu algoritmo. Segundo os profissionais especialistas em SEO, existem mais de 300 fatores on page e off page que influenciam o ranqueamento.

A verdade é que, desde quando foi criado por Larry Page e Sergey Brin na Universidade de Stanford (EUA), o Page Rank tem mudado bastante ao longo dos seus quase 20 anos de existência.

Abaixo vamos explicar alguns pontos muito importantes para o SEO do seu website.

O que são fatores on page e off page?

o que é seo

As técnicas de SEO podem ser classificadas como on page e off page. Os fatores on page são os que devem ser trabalhados no próprio blog (posts) ou site para que os mecanismos de busca identifiquem que seu conteúdo está relacionado ao termo pesquisado pelo internauta. Já os off page são aqueles trabalhados externamente.

Como aplicá-los?

SEO on page

Invista em conteúdo de qualidade

A qualidade do conteúdo do seu site é um dos principais critérios usados pelo Page Rank para que sua página apareça bem ranqueada. Também é indispensável saber escolher as palavras-chave mais adequadas ao seu negócio e utilizá-las em seus textos. No entanto, cuide para que seu uso flua e sejam inseridas naturalmente ao longo do conteúdo.

Utilize URLs amigáveis

Quanto mais amigáveis forem as suas URLs, maiores serão as chances de seu site ter um bom ranqueamento na pesquisa do Google. E não se esqueça de que, depois de o conteúdo ser indexado, você não deve mais alterar a URL.

Outro ponto importante são os links internos e é o próximo tópico que vamos abordar.

O que é linkagem interna?

Na hora de mostrar a sua marca na internet, não basta apenas remeter os hiperlinks para conteúdos externos ao seu, e sim, investir nas referências internas para mostrar que as informações contidas no blog da empresa são relevantes.

A linkagem interna tem a função de proporcionar aos leitores a descoberta de outras páginas dentro do próprio site – que tenham a ver ou não com o assunto tratado. No planejamento de link building, é preciso deixar o redirecionamento interno em ordem primeiro, pois será fundamental para engajar o público-alvo e aumentar a relevância do SEO das páginas.

O que é link âncora?

link ancora internoO link âncora ou texto âncora é a informação presente no artigo que vai direcionar para outro conteúdo definido, seja interno ou externo. São vários os estilos de link âncora, tais como as correspondências exata e parcial, cauda longa, semântico, genérico, marca sem e com palavra-chave, URL e imagem.

É importante que você tenha atenção a um detalhe precioso que existe na correspondência exata, pois se for utilizada em excesso, o Google pode subentender que você esteja tentando manipular os algoritmos do sistema.

Quais são os benefícios da linkagem interna o marketing digital?

Se você tem dificuldades de entender como a linkagem interna e a âncora podem dar melhores resultados para o seu negócio, saiba que essa estratégia é de suma importância para a visibilidade e autoridade do seu site.

Além disso, torna-se uma oportunidade de indicar para os usuários onde você quer que eles cliquem, seja para direcioná-los dentro do texto, seja para auxiliá-los na jornada do funil de vendas. O tempo de navegação dos leitores pode influenciar na relevância e hierarquização dos temas.

Quanto ao link âncora, note que é um dos principais fatores avaliados pelos mecanismos de busca para saber do que se trata a página e conseguir indexá-la. Dependendo do tipo de âncora, pode ganhar força em procuras mais específicas.

O que é preciso fazer para começar?

Você já deve ter reparado que a concorrência consegue ficar entre os primeiros lugares nas páginas de busca, mas como é possível? Compreender essa técnica e como devem ser inseridos os links dentro do texto faz a diferença e pode atrair mais visitantes para o seu site.

Para iniciar o planejamento nessa área, é preciso ter conhecimento do que há no seu site e avaliar o conteúdo já publicado. Você pode, por exemplo, criar um post sobre redes sociais e linkar para outro que explique sobre divulgação no Facebook.

Os links internos e o texto âncora são técnicas que irão auxiliar no ranqueamento. Portanto, interligue as páginas e também priorize aquelas que tiver mais interesse em posicionar. Cruze os assuntos a fim de dar naturalidade e criar uma linha de raciocínio coerente, sempre priorizando o seu leitor.

Entre os links âncora, teste combinações utilizando sinônimos, palavras relacionadas e termos com ou sem a palavra-chave, pois isso deixa o texto menos engessado. É fundamental pensar na experiência de leitura do usuário, sendo assim, nada de pesar a mão nos links.

Em resumo, jamais esqueça que em matéria de link âncora e o direcionamento interno, deve-se respeitar o contexto apresentado nos parágrafos, ter atenção ao excesso de links e administrar bem os termos evidenciados para que não tenha repetições.

SEO off page

Faça link building

Para demonstrar autoridade em um tema, é preciso que sites relevantes apontem para a sua página. Esses links são chamados de backlinks e funcionam como indicações de bom conteúdo.

É importante buscar sites que possam ter links apontando para o seu site e conteúdos que você vem produzindo. Existem algumas formas de se conseguir os backlinks, seja entrando em contato com outros sites, blogueiros e influenciadores digitais ou mesmo escrevendo guests posts.

Utilizar as técnicas de SEO buscando backlinks vai ajudar muito no seu ranqueamento e autoridade da sua página. A forma como todo esse processo é realizado e as estratégias são aplicadas contam muito para elevar a presença da marca  consequentemente vai influenciar diretamente no seu faturamento conforme o seu site vai subindo de posicionamento nos mecanismos de buscas.

Agora que você sabe o que é SEO e entende como ele é importante para impulsionar o seu negócio, não perca mais tempo! Quanto antes iniciar mais difícil fica para a concorrência te alcançar.

Esperamos que tenha gostado deste post sobre a importância do SEO para impulsionar o seu site.
Aproveite para assinar a nossa newsletter e receber mais conteúdos como este!

Até a próxima!

Equipe de Marketing
Hug Websites

Artigos Relacionados

As fases do funil de vendas

Aprenda sobre as fases do funil de vendas e como utilizar para conseguir mais leads e aumentar a quantidade de clientes. E o melhor, serve para todos segmentos.

ler mais

Agência de Marketing Digital

O marketing digital deixou de ser um plus para ser uma necessidade. Os hábitos de consumo mudaram drasticamente desde o surgimento da internet. E sua empresa esta preparada para este cenário?

ler mais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tel e Whatsapp 19 98142-9009 

A Hug Websites faz criação e desenvolvimento de sites responsivos e tem como missão, trabalhar para que empresas possam ter um site de qualidade e alinhado com as últimas tendências digitais. Além disso desenvolvemos marketing de conteúdo e SEO.

hug websites preciso de site

A Hug Websites faz criação e desenvolvimento de sites responsivos e tem como missão, trabalhar para que empresas possam ter um site de qualidade e alinhado com as últimas tendências digitais. Além disso desenvolvemos marketing de conteúdo e SEO.

Tel e Whatsapp
19 98142-9009 
19 4141-7656