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O que é UX Design? Faça público interagir no seu site: venda mais

Você provavelmente esbarrou com o termo UX Design quando estava pesquisando o que era necessário para montar e lançar o site de sua empresa.

Dentre tantos termos diferentes, é possível que esse tenha sido só mais um na sopa de letrinhas que envolve o marketing digital, afinal, aprender de uma vez só o que é SEO, Inbound Marketing, SEM, PPC entre outros não é tarefa fácil.

Neste post vamos explicar de uma vez por todas o que é UX Design, de forma que você compreenda a importância desse conceito para seu website.

Também vamos dar algumas dicas para que você consiga rapidamente oferecer uma melhor experiência ao usuário que acessa o seu site.

Confira!

O que é UX Design?

O primeiro ponto importante de esclarecimento é sobre a abreviação “UX”, traduzindo para o português essa sigla significa “experiência do usuário”.

Portanto, de forma resumida, UX Design nada mais é do que o design para a experiência do usuário.

O objetivo do UX Design é melhorar a satisfação e a usabilidade do site, ao torná-lo mais acessível e com uma interação mais inteligente.

Em outras palavras, o UX Design é o processo utilizado para determinar como será a experiência do usuário que irá interagir com o site.

São processos criativos e analíticos para determinar as melhores formas de construir um website pensando em como o usuário realiza essa interação.

O que um website com excelente UX Design conquista além da melhor experiência do usuário? Melhores taxas de conversão, maior tempo de permanência nas páginas, mais sessões e mais vendas.

Enfim, há uma melhora em todos os aspectos de seu site.

Como aplicar o UX Design no site de sua empresa?

Agora que você compreende melhor o que é UX Design, vamos demonstrar 4 dicas para que você consiga rapidamente melhorar a experiência do usuário em seu site, levando a melhores resultados e maior satisfação ao seu cliente:

1 - Deixe as informações de contato à vista

Essa é uma dica básica, mas que faz toda a diferença. Reveja se as informações de contato de sua empresa estão em evidência, fáceis de serem encontradas. Esconder essas informações podem levar os usuários a deixarem a página.

2 - Utilize breadcrumbs – trilhas de navegação

o que e ux design exemplo

Essa dica é especialmente útil se você possui um e-commerce. A trilha de navegação mostra, logo abaixo do menu, onde o usuário está no site, mostrando o caminho hierárquico que ele percorreu até chegar ali. Isso auxilia na navegação e na usabilidade do site.

3 - Posicione CTAs acima da borda de rolagem

A maior parte dos usuários não chega a rolar a página para baixo.

Por isso, sempre posicione alguma CTA (chamada para alguma ação) logo no início da página, assim você aumenta a probabilidade de converter esses usuários.

4 - Faça testes A/B

Realizar testes A/B é essencial para compreender o que seu usuário acha melhor e se sente mais confortável.

Teste diferentes imagens, textos, posicionamento de CTA e o que mais for possível testar e aprimorar.

O importante é descobrir o que da mais resultado e o que deixa seu usuário mais satisfeito.

O mais importante ao entender melhor o que é UX Design é entender que a experiência que o usuário possui em seu site, a satisfação que ele tem ao utilizá-lo, deve sempre ser levada em consideração.

Revise periodicamente o conteúdo de seu site, converse com os clientes e veja o que pode ser melhorado, assim você terá um site muito mais atrativo para os clientes.

E Já que estamos falando de UX, vamos aproveitar e explorar um pouco sobre as últimas tendencias em design de sites!

Design de sites - Últimas tendências

Um website deve encantar os visitantes já na primeira visita a sua página principal.

Os preciosos segundos que se passam entre o primeiro contato com um website e a possibilidade desse visitante clicar no botão “voltar” ou digitar um novo endereço de uma outra empresa no navegador são cruciais para fazer com que ele permaneça ali e motive-se a continuar explorando seu conteúdo ou tome uma ação.

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O conteúdo de sua página (como já mencionado em nosso blog no post melhor conteúdo para seu website) tem um papel essencial em reter a atenção de um visitante.

Porém, imagens, frases de impacto, opções para a tomada de ações (cta - call to action), harmonia entre as cores, estrutura de navegação, disposição dos elementos nos diferentes tipos de dispositivos e o comportamento da página quando um usuário rola a tela para cima ou para baixo também são questões muito importantes e a essa disciplina damos o nome de design de site.

 

Reunimos algumas tendências para o design de sites

e convidamos você leitor a visitar os sites mais “modernos” na internet e avaliar se eles seguem esse mesmo padrão (aproveite para visitar o website de seu principal concorrente e torça para que ele não esteja lendo este post, o que lhe dará mais tempo para aplicar as linhas mais modernas de design de site para sua empresa).

As linhas mais modernas de design de sites apontam o advento “minimalista” sob a ótica estética, com uso de imagens estáticas, alguns vídeos profissionalmente produzidos, uso de botões ou textos 3D sobre as imagens, fontes e cores distintas ao longo das páginas e grandes imagens de fundo.

Nota-se também que as páginas principais de um website são mais longas, ou seja, um usuário praticamente sente-se motivado a rolar a tela para continuar acompanhando uma leitura, normalmente acompanhada de pequenas frases de impacto e botões para a tomada de ação.

Ainda é importante ficar atento a:

  • Efeitos Parallax
  • Efeitos em botões
  • Algumas animações em elementos estratégicos da seção
  • Boa definição das transições de áreas
  • Rodapé
  • CTA's (call to action)
  • Responsividade para dispositivos móveis

OBS: Não exagere nas animações e imagens sem otimização para não prejudicar o carregamento do site, alias, um ponto muito importante no desenvolvimento.

O ditado que uma imagem vale mais do que mil palavras, também se aplica ao design de sites, pois a página principal deve contar uma história.

As imagens precisam “conversar” umas com as outras e fazer com que, inconscientemente, o visitante identifique através da combinação ou sequência de imagens a mensagem a ser transmitida.

Vale também se utilizar de ferramentas de análise para identificar pontos de melhoria. Alguns indicadores de desempenho como o Google Analytics e também mapas de calor farão com que você enxergue pontos importantes de melhoria, fazendo com que os visitantes fiquem mais tempo em seu site e tenham uma melhor compreensão do que se quer transmitir.

Sabemos que o design de sites é uma disciplina muito importante para atrair a atenção de um leitor e que ela muda e evolui de uma maneira muito rápida e dinâmica. Muitas vezes o site precisa passar por redesenho ou uma reformulação total.

Encontre neste link, o post que falamos um pouco da vida útil de um site.

Assim, para manter seu site alinhado as últimas tendências e transformar visitantes em clientes você precisa contar com o apoio de profissionais na área de desenvolvimento.

Esperamos que você tire o máximo de proveito desse post para melhorar seu website!

Agora conte para nós nos comentários quais medidas você pretende tomar para tornar o seu site mais atrativo e proporcionar uma melhor experiência do usuário.

Até a próxima!

Hug Websites
Consultoria estratégica para você conquistar mais clientes.

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