WhatsApp

Mande sua mensagem

As fases do funil de vendas

Funil de vendas, Inbound marketing, CTA, gatilhos, leads… O marketing digital é cheio de nomenclaturas que pode deixar qualquer pessoa confusa.

Por isso, resolvemos trazer esse texto para que você consiga entender melhor alguns termos e as fases de funil de vendas pelas quais os seus consumidores passarão antes de realizar uma compra, seja produto ou serviço.

O marketing digital surgiu nos últimos anos como um braço do marketing.

marketing digital costuma ser pautado na criação de conteúdo, e-mail marketing, trabalho nas redes sociais, marketing de influência, SEO, (otimização para mecanismos de busca) além de anúncios de links patrocinados. Todas elas, literalmente nascidas no meio online.

Usando todos os recursos e ferramentas para atingir os consumidores, o objetivo é sempre manter um bom relacionamento com o seu público e converter o máximo de indivíduos em consumidores efetivos, e isso só é alcançado através de uma boa tática de marketing.

Esta, deve ser pautada nas fases do funil, que falaremos mais abaixo.

O QUE SÃO AS FASES DO FUNIL?

Antes de esmiuçar quais são as fases do funil de vendas, que tal falarmos um pouco sobre o que são elas?

fases do funil de vendas

Pautado numa metáfora, esse termo pretende demonstrar a trajetória que o seu consumidor de conteúdo faz até que se torne um potencial comprador de seus produtos e defensor de sua marca.

Retratamos de forma metafórica com o Funil por ser um topo largo, onde existe uma infinidade de leitores e uma porcentagem convertida em consumidores, ou seja, ocorrendo o afunilamento até a compra.

A importância de um bom marketing digital se vê nisso, ao saber que um planejamento de conteúdo sempre será capaz de atrair uma maior quantidade de pessoas ao seu website, aumentando a quantidade de pessoas convertidas.

Bem, sabendo disso, podemos comentar um pouco mais a respeito do motivo da divisão em fases: cada uma “filtrará” o consumidor ao longo do funil de vendas.

A mentalidade dele será ativada por gatilhos e diálogos persuasivos pouco a pouco, até que ele ou ela se tornem consumidores efetivos.

PRIMEIRA FASE: TOPO DE FUNIL – APRENDIZADO E DESCOBERTA

fases funil de vendasConhecida como fase da descoberta, é a entrada para a nossa jornada e a mais larga das 3 fases.

O conteúdo que é consumido por esse público costuma ser o de atração, já que nessa fase ele ainda não está interessado em adquirir o produto/serviço específico. Muitas vezes, nessa fase ele não sabe que tem um problema ou uma oportunidade mas sim está apenas buscando informação.

Aqui os conteúdos (artigos de blog, posts de redes sociais, infográficos), são mais genéricos, brando, porém que chame atenção do leitor e tenha títulos atraentes a fim de cativar e despertar o interesse.

MEIO DE FUNIL – RECONHECIMENTO E CONSIDERAÇÃO

Aqui já se busca criar um interesse, uma intenção de compra. Nesse momento do funil, o usuário deixa de ser mero visitante para se tornar um indivíduo que procura saber mais sobre o que o seu produto oferece, o problema que ele resolve e os benefícios que você pretende vendê-lo.

Nessa fase de transição, o desconhecido ou o não necessariamente interessado em seu produto se torna alguém que já pensa em consumir o que você oferta e é um cliente potencial para informar dados como nome, email, telefone e Whatsapp, ou seja, é um potencial lead.

Aqui, através de uma landing page (página de captura), abre-se a porta para o envio de e-books, e-mail marketing, tutoriais, guias, vídeo aulas e outros conteúdos que são mais informativos e aprofundados no que concerne ao direcionamento à compra de produtos ou contratação de serviços.

FUNDO DE FUNIL – AVALIAÇÃO

Sendo formado pelo momento de avaliação do produto e posteriormente uma possível compra, o fundo de funil é onde você deve apostar suas cartas mais altas, com páginas no seu site dedicadas ao produto ou serviço oferecido, além de apresentar estudos de cases de sucesso e pesquisa de mercado.

O departamento de vendas deve se situar nessa parte, investindo fortemente em atendimento e direcionamento.

Investir em um atendimento por mídias sociais ou uma equipe de atendimento via e-mail é sempre uma boa nesse ponto, pois por vezes, o cliente está a um passo de fechar negócio e só precisa que algumas dúvidas sejam esclarecidas.

Aí também entra a importância de um atendimento online dentro do seu site ou ecommerce, um chat online, que estará sempre disponível em todas páginas, conseguindo converter mais facilmente este lead “aquecido” em um comprador efetivo.

Aqui, o seu produto/serviço deve ser a solução, sempre. Se portar como o item indispensável e que veio para resolver ou revolucionar o modo com que determinada atividade era feita.

Muitas empresas investem aleatoriamente em campanhas para redes sociais e afins, sem se atentar a isso. Mas, você deve estar se perguntando, como farei para usar esses métodos?

COMO USAR AS FASES DO FUNIL EM SEU FAVOR!

fases funil de vendasO primeiro ponto importante é preparar seu website para o trabalho de marketing de conteúdo. O desenvolvimento de um blog bem estruturado é o mais indicado, criando conteúdos de topo, meio e fundo de funil.

Através dele você começará a entregar informações para os interessados nos assuntos que você publica, sempre baseados na persona (perfil do seu público alvo) e palavras chaves que fazem essa ponte.

Criando conteúdos de topo de funil com periodicidade (calendário de posts), você começará a rankear no Google em determinados termos e isso fará com que mais pessoas acessem o seu site.

A partir daí você começará a guiar os seus leitores ao longo do funil, entregando conteúdos de meio de funil.

Outra forma de você fazer as pessoas chegarem até o seus conteúdos é através das redes sociais (Facebook, Linkedin, Instagram e Twitter), divulgando e ampliando o alcance.

A criação de landing pages para captura de dados desses leads é fundamental para a estratégia de funil. Nela você oferecerá materiais ricos como ebooks, vídeo aulas, guias, etc.

O importante é você entender em que parte do funil os visitantes estão para entregar os conteúdos corretos até o ponto da venda.

Investir numa metodologia inteligente aumentará sua taxa de conversão e sem sombra de dúvidas otimizará o seu processo de aquisição de novos clientes.

INVISTA NO FUNIL DE VENDAS

Com o crescimento do marketing digital, monitorar os clientes e entender seus anseios é fundamental.

Os dados extraídos do seu site (Google Analytics), redes sociais e demais plataformas de comunicação te darão diversos insights para a criação de conteúdos para o funil de vendas.

Invista em conteúdo de qualidade (infográficos, ebooks, webinars) que o seu público terá a percepção que você é uma autoridade no assunto e vai querer te seguir e consumir o que sua empresa tem a oferecer.

Como as pessoas passam cada mais vezes nas redes sociais e em plataformas de divulgação de conteúdo, esse é uma ótima forma de mensurar o que está funcionando e tornará suas ações mais produtivas.

Esperamos que esse conteúdo seja inspirador e leve você a pensar e investir no funil de vendas do seu negócio.
Aproveite as oportunidades e mãos a obra!

Equipe de Marketing
Hug Digital

Avaliações

Mariana Cardoso
Mariana Cardoso
00:57 30 Sep 19
Excelente atendimento e suporte. Recomendo!
Reginaldo Mattos
Reginaldo Mattos
20:44 27 Sep 19
Estamos no terceiro projeto de desenvolvimento de site com a Hug Digital. Tanto para sites em Wordpress e Ecommerce. Eles estão sempre atentos aos detalhes!
Luiz Gaspar
Luiz Gaspar
13:16 12 Sep 19
Fomos muito bem atendidos logo no primeiro contato.Temos um website que tínhamos que mudar de hospedeiro. A Hug fez a conversão e adaptações em poucos dias e recolocou o site... no ar sem solução de contiguidade .Estamos satisfeitos com o resultado.Instituto Holístico Casa de Ayrom .leia mais
Diego Andrade
Diego Andrade
17:58 06 Sep 19
Acredito muito no valor que tem um serviço prestado com toda a dedicação possível. É isso que percebi ao falar com o pessoal da Hug. Gostei muito do atendimento e do... resultado. Na minha opinião, são uns dos melhores em criacão de sites em Campinas. Agradeço ao Luciano e equipe. Recomendo!leia mais
Bruno Pedro Piccolotto
Bruno Pedro Piccolotto
21:28 21 Aug 19
Serviço de qualidade e rapidez. O pessoal está sempre no suporte a qualquer momento.Super recomendo!
Letícia Mayra
Letícia Mayra
13:19 02 Jul 19
Excelentes profissionais! Atenciosos, competentes, sempre dispostos á nos ajudar com a melhoria de nosso site. Sempre ótimo resultados. Recomendo 100%!!
André Ommundsen
André Ommundsen
12:54 14 Jun 19
Como não tenho o costume de fazer ou fechar negócio pela internet pesquiso bastante antes, e em uma dessas minhas pesquisas acabei encontrando a HUG Digital.Depois de quase... um ano de parceria estamos entrando para o terceiro projeto com muita satisfação.Grifos marcas e patentesAndré Ommundsenleia mais
Próximas avaliações

Artigos Relacionados

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tel e Whatsapp
19 99137-6582 

A Hug Websites faz criação e desenvolvimento de sites responsivos e tem como missão, trabalhar para que empresas possam ter um site de qualidade e alinhado com as últimas tendências digitais. Além disso desenvolvemos marketing de conteúdo, SEO e Otimização de Sites para o Google.

 

hug websites preciso de site

A Hug Websites faz criação e desenvolvimento de sites responsivos e tem como missão, trabalhar para que empresas possam ter um site de qualidade e alinhado com as últimas tendências digitais. Além disso desenvolvemos marketing de conteúdo, SEO e Otimização de Sites para o Google.

Telefone e Whatsapp
19 99137-6582