WhatsApp

Mande sua mensagem

Manutenção de site – Será que seu website esta atualizado?

Ao falar sobre a gestão e a manutenção técnica com nossos clientes, nada é mais importante do que a certeza que seu site estará sempre disponível, atualizado com as últimas tecnologias o que também influencia nas chances de aparecer nas buscas do Google.

Manter o site em pleno funcionamento é um ponto muito relevante, pois o advento dos smartphones, a popularização de pontos de acesso à internet gratuitos e a proliferação de dispositivos móveis diminui as janelas para manutenção de site, já que um consumidor pode estar consultando seu website, literalmente, agora.

Encontrar seu website fora do ar é a primeira razão para ele procurar um outro fornecedor.

Isso, com certeza, você não deseja.

Assim, saber o que fazer, quando e de que forma as manutenções do site ocorrerão é essencial para manter um site sempre disponível, seguro e com as últimas tecnologias.

É importante estar preparado para quaisquer desafios (malwares, hackers), e para isso, é vamos apresentar as principais atividades que podem ser realizadas para manter o seu website com as últimas tecnologias.

Manutenção de website

1. Backup do seu site

backup de sites manutencaoBackup são cópias de segurança que servem para restaurar um ambiente em caso de falhas, hackeamento do site ou até mesmo a perde dele.

Dessa forma, é importante utilizar ao menos 2 provedores distintos, que armazenam todo conteúdo, base de dados, imagens e plug-ins de seu website, tudo para minimizar quaisquer riscos de perdas.

2. Atualização dos plug-ins do WordPress

Plug-ins tem a finalidade de estender os recursos básicos de uma home page e são mantidos e criados por uma comunidade de desenvolvedores.

Assegurar que, assim como o conteúdo e imagens, os plug-ins estejam atualizados e em segurança é uma das preocupações que deve ser levado em conta na manutenção de websites.

3. Trocas periódicas do nome dos usuários administradores, senhas, com uso de senhas fortes

Não adianta, hackers sempre tentarão invadir sistemas para capturar informações sensíveis e tirar proveito, normalmente financeiro, de uma empresa.

Uma das vulnerabilidades mais comuns é usar nomes padrão de usuários que administrarão os ambientes, assim, alterá-los com frequência, além senhas fortes (algo como R@t#oNa1- e não 123456) é o melhor caminho para prevenir quaisquer inconvenientes.

4. Atualização do WordPress, temas e plug-ins

wordpress atualizacao update

Todo software tem bugs e é atualizado constantemente.

Manter o WordPress atualizado não é apenas ideal, é fundamental!

A falta de atualização pode fazer com que certos aspectos do seu site não funcionem corretamente ou até mesmo comprometam seu site, deixando-o aberto a ataques de hackers.

Então, temas, plugins e WordPress em si exigirão atualização.

Assim, assegurar que os site esteja com os recursos mais atuais, é uma das tarefas que precisam estar na sua lista e devem ser executadas.

5. Busca por malware e vírus

Alguns sites permitem que visitantes enviem arquivos anexados as mensagens.

Se hackers ou um usuário que não saiba de uma possível infecção em seu computador ou arquivo, conseguir “furar o bloqueio” de segurança, todo o trabalho pode ser posto a perder.

Assim, garantir que tudo esteja seguro e OK é mais uma tarefa a ser considerada, que pode ser feita através de plugins de segurança, como o Wordfence por exemplo.

6. Manter o site acessível por diversos dispositivos

Uma das tarefas de manutenção é verificar periodicamente se o website esta funcionando corretamente em dispositivos móveis, ou seja, se o site está responsivo.

7. Definição de papéis e usuários e desabilitar edição de conteúdo pelo administrador

Assegure que os papéis estejam bem definidos e que os usuários do sistema refletem essa configuração.

Aqui, redator é redator e só altera conteúdo, designer publica imagens e web designer altera a configuração das páginas. Tudo para garantir que nenhum website seja alterado acidentalmente, ou erros sejam cometidos.

8. Verifique se há links quebrados

Manter seu site em termos de rastreamento de links quebrados também faz parte de sua manutenção preventiva.

broken links quebrados manutencao homepageSe você é proprietário de uma empresa, uma organização sem fins lucrativos ou um blog, fornecer links e informações confiáveis a seus clientes e leitores contribuirá para sua reputação e credibilidade.

Existem muitas ferramentas gratuitas, como o Google Search Console, que podem ajudá-lo nessa tarefa e verificar se há links quebrados ou inativos no seu website.

Todo o processo é geralmente direto e simples, e depois de identificar os links quebrados, trabalhe para removê-los ou substituí-los por outros atualizados.

9. Google Analytics

Ao monitorar a análise de sites e analisar seus KPIs e relatórios, você pode obter informações valiosas sobre como as pessoas estão encontrando e usando seu website.

Além disso, esse é um passo crucial para os proprietários de sites, pois as informações sobre o tráfego que recebem de anúncios, postagens, vídeos, ferramentas sociais entre outros, podem orientá-lo sobre como direcionar seus esforços de marketing e melhorar seu engajamento no site (trabalhando o SEO, por exemplo).

Se algo como uma queda súbita na métrica ou no tráfego ocorrer, isso geralmente aponta para um problema.

Pode ser um erro no site, ou um canal de marketing, ou uma mudança de tecnologia, ou até mesmo a hora de repensar sua estratégia digital.

Verificar as métricas do site semanalmente, com uma ferramenta como o Google Analytics também precisa fazer parte da manutenção de seu site.

10. Renovação de nome de domínio

Quando você registra seu domínio (www.seusite.com.br) e hospedagem, faz isso por um tempo limitado, na maioria das vezes por um período de um ano.

É por isso que você precisa se certificar de renová-los regularmente.

Especialmente seu nome de domínio.

Você não quer acordar um dia e perceber que outra pessoa “pegou” seu domínio só porque esqueceu de renová-lo, certo?

Ao escolher um registrador para obter hospedagem e registrar seu nome de domínio, certifique-se de escolher aqueles que poderão fornecer suporte e tenham um pronto atendimento, juntamente com outros benefícios.

E é importante você cadastrar o email que mais utiliza, assim nunca perderá um aviso do registrador (ex: registro.br), o qual enviará mensagens antecipadamente avisando quando o seu domínio expira, assim como as explicações para a renovação (muito simples por sinal). 😉

No que diz respeito a manutenção de website, é importante se preocupar em deixar com que tudo funcione perfeitamente. Seguindo essas 10 dicas, com certeza você estará quilômetros à frente da concorrência.

Problemas podem acontecer!

Claro, mas o compromisso é  antever ao máximo e, caso eles ocorram, tomar as ações corretivas imediatamente, tudo para minimizar qualquer indisponibilidade.

E você, o que tem feito para deixar seu site mais seguro e atualizado?

Deixe seu comentário.

Equipe de Marketing
HUG Websites

Artigos Relacionados

As fases do funil de vendas

Aprenda sobre as fases do funil de vendas e como utilizar para conseguir mais leads e aumentar a quantidade de clientes. E o melhor, serve para todos segmentos.

ler mais

Agência de Marketing Digital

O marketing digital deixou de ser um plus para ser uma necessidade. Os hábitos de consumo mudaram drasticamente desde o surgimento da internet. E sua empresa esta preparada para este cenário?

ler mais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tel e Whatsapp 19 98142-9009 

A Hug Websites faz criação e desenvolvimento de sites responsivos e tem como missão, trabalhar para que empresas possam ter um site de qualidade e alinhado com as últimas tendências digitais. Além disso desenvolvemos marketing de conteúdo e SEO.

hug websites preciso de site

A Hug Websites faz criação e desenvolvimento de sites responsivos e tem como missão, trabalhar para que empresas possam ter um site de qualidade e alinhado com as últimas tendências digitais. Além disso desenvolvemos marketing de conteúdo e SEO.

Tel e Whatsapp
19 98142-9009 
19 4141-7656